Dúvida sobre boleto e cartão de crédito

Olá

Estou fazendo um sistema web, onde vai ter um controle de créditos dos conveniados. A pessoa vai poder comprar crédito através do boleto ou cartão de crédito.

Estamos vendo se utilizamos o PagSeguro para fazer o processo do boleto e do cartão.

Minha dúvida é: No caso do cartão de crédito eles retorna alguma coisa informando que a compra foi aprovada?

E no caso boleto, como saber se o boleto foi pago para liberar o crédito?

Alguém já fez algo semelhante ou sabe como funciona?

Obrigado

Sim, o PagSeguro fornece informações sobre o sucesso ou não da transação, seja cartão ou boleto. Cada transação possui identificação, que você pode usar como referência para saber quem pagou o quê.

Vocês chegaram a dar uma olhada na documentação da API deles? Lá explica os pontos principais, e ainda tem áreas de teste e suporte.

Abraço.

1 curtida

Olá

Estava lendo a documentação deles… só não ficou claro para identificar o pagamento no caso do boleto… porque a pessoa pode pagar no outro dia. Como que meu sistema vai capturar isso para liberar o crédito.

Eu não lembro os detalhes, pois faz tempo que não mexo com pagamentos online, mas acredito que seja uma das opções abaixo:

  • você pode enviar um identificador para a compra (o id da venda no seu banco, por exemplo), que fica armazenado no PagSeguro. Com ele, é possível consultar o status de uma transação posteriormente;
    ou
  • no momento que a solicitação é enviada ao PagSeguro, é devolvido um identificador da transação, que você pode armazenar no seu banco. Você pode consultar o status da transação posteriormente por esse identificador.

Sendo boleto, você pode ter no seu servidor uma tarefa agendada ou similar que faz a consulta das transações não confirmadas, usando o identificador necessário. É por isso que, em algumas vezes, o pagamento de um boleto pode demorar a ser registrado por uma loja. Não é imediato.

Abraço.