Duvida sobre consulta

Estou aprendendo o básico do banco de dados agora e peguei uns exercicios de consulta, e me deparei com uma que está me dando dificuldade.

Esse é o diagrama que estou usando

E a minha duvida é como apresentar quantos clientes estão cadastrados em cada Loja, classificando o resultado por localização geográfica (estado, cidade, bairro)

Gostaria de não só solucionassem o problema, mas também me explicassem o porque de ser feito da forma mostrada, porque eu to tentando aprender mesmo pessoal, agradeço!!!

Tá com dúvida como formular a query?

Sim, exatamente isso @Felipe_Miranda

Você deve utilizar junções para obter o resultado das 3 tabelas que você almeja, você tem conhecimento em JOINS em SQL? sabe conceitos de chave primaria, chave estrangeira?

Eu aprendi fazer Join esses dias dando uma pesquisada a respeito, sei que ele liga as tabelas através da chave primaria de uma que precisa ser chave estrangeira na outra pra poder fazer a ligação, mas não sei nada a fundo.

Bom vamos aos poucos,

#Cliente
note que a tabela cliente, possui uma chave primaria chamada de cod_cliente,
e essa mesma tabela possui a chave estrangeira (chave para acessar outra tabela)
de loja, o nome do campo é cod_loja e encontra-se em cliente.

#Loja
por sua vez essa tabela possui apenas a chave primaria, chamada de cod_loja

então quem possui acesso a tabela loja é cliente, por um relacionamento unidirecional, diante mão adianto que o banco esta mal modelado.

sua query ficaria algo em torno disso:

SELECT COUNT(*) from cliente INNER JOIN loja on cliente.cod_loja = loja.cod_loja
WHERE loja.uf = “são paulo” AND loja.bairro = “bairro tal” AND loja.municipio = "cidade tal"
ORDER BY loja.cod_loja;

É fácil de aprender, existem quatro tipos de joins, INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, FULL OUTER JOIN, da uma pesquisada sobre isso…

Sua explicação esclareceu bastante coisa, valeu mesmo, vou dar uma pesquisada melhor sobre os outros tipos de Join…