Dúvida sobre loops e variáveis

Estou aprendendo while, do while e for e tenho um exercício que tenho que ler informações numéricas do usuário, guardar e variáveis e apresentar a maior delas. Minha dúvida é, posso fazer isso dentro do do while?

Na questão eu não saberia quantas variáveis o usuário vai colocar, então teria que criar um loop, mas não sei como faço para guardar valores diferentes dentro do loop.

A parte do “do” ficou assim:

do {
    nome = JOptionPane.showInputDialog ("Insira o nome do aluno : ","digite o nome");
    idade = JOptionPane.showInputDialog ("Insira a idade do aluno: ","digite a idade");
    sexo = JOptionPane.showInputDialog ("Insira o sexo do aluno: ","digite o sexo");
    i = Integer.parseInt(idade);

Minha dúvida é: como posso guardar variáveis diferentes ai dentro?

Abraço a todos :slight_smile:

O que o programa deve fazer exatamente? Retornar os dados do aluno mais velho?

Exatamente, eu não posso fazer em listas porque o professor ainda não passou esse conteúdo. Tenho que fazer em do while, no máximo utilizando if ou switch. O problema é que não sei como guardar os valores pra poder fazer uma comparação.

Sem listas, não vejo como guardar os valores de cada um, então, você precisa guardar a informação apenas do mais velho. Sempre que um novo aluno é “cadastrado”, você verifica se ele é mais velho e, se for, coloca os dados dele nas variáveis.

Entendido, vou tentar dessa maneira e ver no que dá :slight_smile: Obg! ^^

É possível fazer sem lista ou vetor:

int maiorIdade = 0;
int idade;

String nomeMaiorIdade = "Ninguem";
String nome;

do {
    nome = leiaNome();
    idade = leiaIdade();
    if (idade > maiorIdade) {
        nomeMaiorIdade = nome;
        maiorIdade = idade;
    }
} while(!fim);
imprime(nomeMaiorIdade);
imprime(maiorIdade);