Tenho uma classe serviço e dentro desta classe possui um cliente, ai vem minha pergunta.
esse relacionamento é @ManyToOne.
Observação: O cliente pode fazer varios serviços.
Tenho uma classe serviço e dentro desta classe possui um cliente, ai vem minha pergunta.
esse relacionamento é @ManyToOne.
Observação: O cliente pode fazer varios serviços.
Depende do seu objetivo.
Se vc tiver serviços já pré-cadastrados, vai ser ManyToMany, pois um cliente pode ter vários serviços e um serviço pode pertencer a vários clientes.
Caso o serviço seja cadastrado para cada cliente, então é ManyToOne msm. pq cada serviço vai ser especifico daquele cliente.
show Obrigado!
Porque assim, estou criando um sistema aqui para inclusão serviço, então é feito um cadastro de cliente e no serviço tem um autoComplete dai é feito o serviço até aí blz. Depois o cliente pode fazer outro serviço e será o mesmo procedimento, porque cada serviço possui uma garantia. Acho que dá para entender. obrigado aew!
então vc não pode ter cliente dentro de serviço.
pelo seguinte, se vc tem um autocomplete de serviço, acredito q ele venha do banco.
então vc vai ter uma tabela SERVICO com os serviços q a sua empresa faz
uma tabela CLIENTE com os clientes da sua empresa
e uma tabela PRESTACAO_SERVICO para fazer um relacionamento
porém essa tabela PRESTACAO_SERVICO fosse gerada automaticamente somente com os ids, como uma manyToMany, vc não teria como saber a data de cada serviço, então não resolveria por causa da garantia.
pelo o q entendi vc precisa fazer
SERVICO com a quatidade de dias de garantia
CLIENTE
PRESTACAO_SERVICO
essa tabela vai ter servicoId, clienteId, dataDoServico
então, servico vai ter as duas entidades.
e elas vão ter servico_cliente, não vai ter relacionamento direto.
hum… é quase isso. Vamos lá
Fiz o seguinte.
1 - Possui uma tabela cliente onde primeiramente irei cadastrar (“nome,telefone e etc…”.
2 - no meu formulário terá um campo nome do cliente, onde irá carregar através do autoComplete os nomes já cadastrado que seria do cliente.
3 - depois vou informar algo no formulario tudo que tem haver com serviço exemplo: descrição do serviço, valor, veiculo, data do servico e garantia.
OBS: o meu Pagamento e Status eles são uma ENUM que estão dentro do serviço, segue uma print você ter uma ideia. vlw aew
então é mais tranquilo, pode colocar cliente dentro de serviço msm, com ManyToOne.
achei q os serviços já eram pré-cadastrados, igual os clientes, faz assim q o id do cliente fica em serviço.
Ok! valeu!