Duvida sobre modelagem

6 respostas
javahibernate
Dayson_Rodrigues

Tenho uma classe serviço e dentro desta classe possui um cliente, ai vem minha pergunta.

esse relacionamento é @ManyToOne.

Observação: O cliente pode fazer varios serviços.

6 Respostas

T

Depende do seu objetivo.

Se vc tiver serviços já pré-cadastrados, vai ser ManyToMany, pois um cliente pode ter vários serviços e um serviço pode pertencer a vários clientes.

Caso o serviço seja cadastrado para cada cliente, então é ManyToOne msm. pq cada serviço vai ser especifico daquele cliente.

Dayson_Rodrigues

show Obrigado!

Porque assim, estou criando um sistema aqui para inclusão serviço, então é feito um cadastro de cliente e no serviço tem um autoComplete dai é feito o serviço até aí blz. Depois o cliente pode fazer outro serviço e será o mesmo procedimento, porque cada serviço possui uma garantia. Acho que dá para entender. obrigado aew!

T

então vc não pode ter cliente dentro de serviço.

pelo seguinte, se vc tem um autocomplete de serviço, acredito q ele venha do banco.

então vc vai ter uma tabela SERVICO com os serviços q a sua empresa faz
uma tabela CLIENTE com os clientes da sua empresa
e uma tabela PRESTACAO_SERVICO para fazer um relacionamento

porém essa tabela PRESTACAO_SERVICO fosse gerada automaticamente somente com os ids, como uma manyToMany, vc não teria como saber a data de cada serviço, então não resolveria por causa da garantia.

pelo o q entendi vc precisa fazer

SERVICO com a quatidade de dias de garantia
CLIENTE

PRESTACAO_SERVICO
essa tabela vai ter servicoId, clienteId, dataDoServico

então, servico vai ter as duas entidades.
e elas vão ter servico_cliente, não vai ter relacionamento direto.

Dayson_Rodrigues

hum… é quase isso. Vamos lá

Fiz o seguinte.
1 - Possui uma tabela cliente onde primeiramente irei cadastrar (“nome,telefone e etc…”.
2 - no meu formulário terá um campo nome do cliente, onde irá carregar através do autoComplete os nomes já cadastrado que seria do cliente.
3 - depois vou informar algo no formulario tudo que tem haver com serviço exemplo: descrição do serviço, valor, veiculo, data do servico e garantia.

OBS: o meu Pagamento e Status eles são uma ENUM que estão dentro do serviço, segue uma print você ter uma ideia. vlw aew

T

então é mais tranquilo, pode colocar cliente dentro de serviço msm, com ManyToOne.

achei q os serviços já eram pré-cadastrados, igual os clientes, faz assim q o id do cliente fica em serviço.

Dayson_Rodrigues

Ok! valeu!

Criado 11 de janeiro de 2017
Ultima resposta 11 de jan. de 2017
Respostas 6
Participantes 2