Dúvida sobre o uso de duas contas git

Pessoal, estou com uma dúvida a respeito do sistema de versionamento Git e da plataforma GitHub.

Tenho dois computadores e em cada uma deles configurei o git através dos comandos de variáveis globais, com valores diferentes:

git config --global user.name "Seu Nome"
git config --global user.email "seu_email@example.com"

Quando faço commits em dos computadores e os subo através do push, as alterações são salvas no repositório no GitHub mas não contam como contribuição. Isto é, não aparecem no painel geral que marcam as contribuições, mesmo com o repositório alterado.

Sei que isto ocorre por conta de alguma configuração, mas não tenho certeza sobre a qual e nem qual deve ser a melhor abordagem para trabalhar com dois computadores com contas git diferentes mas usando o mesmo perfil do GitHUb.

Peço perdão se empreguei algum conceito de maneira errada e agradeço qualquer resposta!

Segundo a documentação do GitHub:

…os commits só serão exibidos no seu gráfico de contribuições se o endereço de email que você usou para criar os commits estiver conectado à sua conta do GitHub.

E também em outra página da documentação:

Os commits precisam ser feitos com um endereço de email que esteja conectado à conta em GitHub ou ao endereço de email noreply fornecido pelo GitHub a você nas configurações de email, para que sejam exibidos no grafo de contribuições

Vc disse que está usando emails diferentes em cada repositório, talvez seja isso.

Verifiquei e aparentemente é isso mesmo. Não sabia dessa obrigatoriedade.

É adequado então seguir esta abordagem? Utilizar e-mails diferentes (pessoal e profissional) na mesma conta GitHub?

Depende de cada caso, ué. Vc faz muita questão de ter as contribuições contabilizadas? Tem algum outro motivo pra usar o email pessoal em um repositório e o profissional em outro?

Entendo que, se está usando o email profissional em um repositório, então é algo relacionado ao trabalho, certo? Aí não teria o que discutir (a menos que a empresa deixe usar outro email, sei lá).

Da mesma forma, se está usando o email pessoal em outro repositório, é um projeto… pessoal?

Primeiro tem que ver se vc precisa ter emails diferentes em cada repositório. Se for o caso, avalie se não é melhor ter duas contas diferentes (pra não misturar os projetos do trabalho com os seus pessoais).

Ou então adicione os dois emails na sua conta. Segundo a documentação:

O GitHub permite adicionar quantos endereços de e-mail você desejar à sua conta. Se você definir um endereço de e-mail na configuração do seu Git local, será necessário adicioná-lo às definições da sua conta de modo a conectar os commits à conta.

Aliás, outra dica importante é pesquisar (eu achei o link acima no Google em poucos segundos) :slight_smile:

Bem, sempre antes de iniciar um novo tópico eu busco pesquisar. Só é difícil quando vc não entende do assunto a ponto de não saber como pesquisar.

Mas agradeço. Valeus…

Entendo que às vezes é difícil saber o que pesquisar, tem vezes que a gente procura por uma coisa mas a resposta está relacionada a outra coisa.

Mas neste caso, eu só fui no Google e pesquisei por “github contribuição não aparece” e “github ter dois emails na mesma conta”. Em ambos os casos, o primeiro resultado foi um dos links que indiquei acima :wink: