Dúvida sobre performance de frameworks de execução de Workflows (jBPM, OSWorkflow, Bonita)

Senhores,

Estou analisando a viabilidade de um processo e gostaria de ouvir a opinião dos senhores sobre a performance de frameworks de Workflow como jBPM, OSWorkflow e Bonita.

Em suma, o projeto que estou analisando utilizaria o framework de workflow para dar flexibilidade aos tratamentos de fluxos pré-definidos de um Gateway. No entanto, por ser um Gateway, temo por estes frameworks se tornarem um gargalo para o restante do sistema, adicionando uma boa dose de retardo em troca da flexibilidade de simplesmente deployar novos fluxos, sem a necessidade de programação Java.

É importante frisar que só estarei usando as engines dos mesmos. A plataforma de interação com o usuário não me interessa.

Portanto, gostaria de saber dos senhores se já tiveram experiências como esta, onde precisaram de performance ótima, mas também de flexibilidade para os fluxos e, obviamente, se os senhores também teriam alguma sugestão para unir os dois mundos (performance | flexibilidade).

Agradeço a colaboração de todos.

Somolinos