Dúvida sobre Recursos REST

Pessoal, estou criando um sistema para um dispositivo móvel que funciona como um cliente obtendo dados de um servidor através de RESTful Web Services, comunicação xml, tudo ok até aí.
O problema surge quando percebo que preciso buscar um recurso(por exemplo uma loja) com um determinado nome e situada em um exato shopping.

Para modelar isso me veio duas idéias claras:

1.Eu poderia criar um recurso “mecanismo de busca” que possuiria atributos necessários para que seja executada a busca e também tornaria esse novo recurso persistente. Uma coisa que sempre vejo em livros sobre RESTful Web Services é que quando algo começa a dar problemas, deve-se modelar este “algo”;

2.Mas por outro lado, fazer uma busca com certos critérios não é nada mais do que buscar representações dos dados que passaram por um “filtro”. Assim o verbo GET se encaixaria perfeitamente, e os critérios desta busca seriam passados através de @QueryParam’s, pois é um modo normal de se efetuar buscas na Web também, passando parâmetros na query string;

Queria saber se alguém pode me ajudar a decidir qual dessas duas alternativas é melhor ou digamos, mais “REST”, pois penso, penso e sempre acabo sem uma linha clara na minha decisão.

Agradeço desde já.