Pessoal, estou criando um sistema para um dispositivo móvel que funciona como um cliente obtendo dados de um servidor através de RESTful Web Services, comunicação xml, tudo ok até aí.
O problema surge quando percebo que preciso buscar um recurso(por exemplo uma loja) com um determinado nome e situada em um exato shopping.
Para modelar isso me veio duas idéias claras:
1.Eu poderia criar um recurso “mecanismo de busca” que possuiria atributos necessários para que seja executada a busca e também tornaria esse novo recurso persistente. Uma coisa que sempre vejo em livros sobre RESTful Web Services é que quando algo começa a dar problemas, deve-se modelar este “algo”;
2.Mas por outro lado, fazer uma busca com certos critérios não é nada mais do que buscar representações dos dados que passaram por um “filtro”. Assim o verbo GET se encaixaria perfeitamente, e os critérios desta busca seriam passados através de @QueryParam’s, pois é um modo normal de se efetuar buscas na Web também, passando parâmetros na query string;
Queria saber se alguém pode me ajudar a decidir qual dessas duas alternativas é melhor ou digamos, mais “REST”, pois penso, penso e sempre acabo sem uma linha clara na minha decisão.
Agradeço desde já.