GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Dúvida sobre redes

Na aula o professor fala que o protocolo IPv4 possui 4,3 bilhões de endereços , que na época do lançamento da tecnologia essa quantia era bastante , mas os endereços se esgotaram e agora tem o ipv6, mas fala que o ipv4 ainda é muito usado…
Eu acho que não entendi, então quem mantém um dispositivo que se conecta a internet até 2015 , 2018 ou sei lá (não sei quando foi o momento exato que se esgotou os endereços ipv4 )usa ipv4 e dai se esgotou e cada pessoa que compra um computador e instala internet agora tem um ip na versão 6 ? (ja que o ipv4 esgotou)
Explicou que todo número IP é unico, pois é nosso endereço lógico para acessar a internet, e para enviarmos e receber os pacotes !!!
Eu sei que meu IP pode não ser fixo e talvez ficar mudando sabe , ai ele explicou e explicou que o endereço IP é importante porque é nósso endereço e cada dispositivo deve ter um diferente para diferenciar um dispositivo do outro ( ou seja não pode ter 2 iguais)
Agora começou dar um exemplo mostrando um IP 192. 168. 0 .1 falando para a turma que pode ser o ip dos nossos computadores !!! acho que vou ficar louco kkk

Qual é a sua dúvida exatamente?

Eu também estou estudando sobre isso, então estou ansioso pelas respostas dos colegas, mas tem 2 pontos que acho que consigo responder.

Primeiro. Isso que vc falou sobre dispositivos antigos usarem IPv4 e os comprados recentemente usarem IPv6 está errado.

Vc pode estar conectado através de um smatphone lançando ontem e, ainda assim, muito provavelmente vc está usando IPv4. Isso porque quem atribui a vc endereços de IP é o seu provedor de Internet. Meu provedor, por exemplo, pelo que pesquisei, ainda não suporta IPv6.

E também, estes IPs atribuidos pelo provedor não são fixos, eles podem mudar a cada conexão.

Segundo. Sobre os IPs que começam com 192.168, eles são os endereços das suas máquinas dentro da sua rede local. Ou seja, não é esse IP que vc usa para se comunicar com o “mundo externo”. Quando vc acessa um site de um dispositivo, seu roteador faz o trabalho de enviar sua requisição usando seu IP “de verdade” e mostrar a resposta no dispositivo certo.

No mais, nas minhas pesquisas eu achei uns vídeos do Guanabara que achei muito bons e acho que podem lhe interessar já que está estudando sobre isso:

2 curtidas
//