Dúvida sobre sistemas em tempo real!

6 respostas
back-endnodejsprogramaçãophp
Lucas_ss

Olá gostaria de saber como posso definir com qual determinada tecnologia irei trabalhar? Por exemplo…
Trabalho com PHP, e ás vezes precisamos fazer um botão que busca uma informação sem atualizar a página. Porém para burlar isso poderiamos fazer um JS (Ajax), mas fica exposto (ou não, não sou profissional de JS(Ajax) não sei se da para bloquear a visibilidade do código). Ai penso “Será que é melhor fazer em NODE.JS, mas só terá alguns botões para pesquisas sem refresh”…

Acho que essa é uma das minhas maiores dúvidas, Trabalhar com NODE.JS para sistemas com algumas partes em tempo real, ou existe alguma forma de fazer isso de forma SEGURA no PHP com JS???

Valew

6 Respostas

drsmachado

Bom, sendo ou não com nodejs, você ainda precisará ter código no frontend e, o que está no front, pode ser visto pelo usuário final.

Lucas_ss

Sim, mas como eu poderia de alguma forma deixar isso mais robusto?

A

Robusto em qual sentido? Com o que exatamente está preocupado?

Lucas_ss

Segurança!

leandronsp

Se a sua questão é segurança, então isso depende como você está expondo seus dados (código fonte, dados, etc). Como o @drsmachado disse acima, código no front vai ser visto pelo usuário do navegador, o que você precisa fazer é deixar no cliente uma camada “fina” de lógica, criptografar os dados se necessário e chamar alguma rotina no backend.

Meu chute é que se você está preocupado assim, talvez a lógica do seu código no client esteja fazendo coisa demais, que deveria estar encapsulada no server.

Sobre como buscar a info em tempo real, a forma mais comum é fazer um request ajax, que busca algo no server, te traz o dado e de alguma forma vc atualiza o conteúdo da página. Outra, que requer um pouco mais de trabalho, é fazer com websockets por exemplo, onde teu código no front “subscreve” algo no servidor, e quando o servidor tiver algo pra oferecer, “publica” para teu client, que pega na informação e atualiza no DOM de alguma forma.

drsmachado

Inevitavelmente você terá que expor alguma coisa, afinal, você pretende desenvolver um sistema web.
Existem N maneiras de garantir a segurança (validação de token oauth2, por exemplo). Vai de ti escolher uma opção e seguir o que achar melhor.

Criado 14 de março de 2017
Ultima resposta 15 de mar. de 2017
Respostas 6
Participantes 4