Dúvidas de um iniciante em programação JAVA

Bom dia a todos!

Tenho algumas dúvidas sobre o segmento de programação.
Sou bolsista prouni no curso de engenharia de produção,e como todos sabem, nosso pais atualmente passa por um cenário de instabilidade econômica, as oportunidades no mercado de trabalho estão extremamente escassas, ainda mais para a areá de engenharia que é potencialmente afetada por não haver progressão econômica e crescimento.
Andei pesquisando sobre programação e vi no segmento uma alternativa para obter projeção profissional, sem depender muito de oportunidades. Sempre tive facilidade em manuseio de software (instalação de rooms, formatação de desktop, etc…), na faculdade tive a matéria de algoritmos a qual me deu uma boa noção de programação, a alguns dias comecei a estudar java.
As minhas dúvidas são:

1 - O java é a melhor linguagem para aprender a programar?
2 - O que posso alcançar programando em java a curto e a longo prazo?
3 - Quanto tempo você após começar a programar idealizou um projeto bacana?
4 - O fato de ter facilidade em aprender, gostar de tecnologia e ter raciocínio lógico apurado facilita o sucesso em programar, ou independente disso você só obtêm exito em programação se estudar muito?
5 - Você que aprendeu a programar sem cursos (simplesmente buscou aprender na internet), liste as 3 principais dificuldades que enfrentou.
6 - quanto tempo demorou para você obter renda através de programação?

Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Não ficar na zona de conforto é um dos grandes passos a serem dados para obter um relativo sucesso na vida.

Vou responder sob minha perspectiva:

Sinceramente? Depende. Eu acredito que não, pois a curva de aprendizado do Java é muito complexa. Porém, uma vez que você aprende a programar em Java, você vai se sentir preparado pra enfrentar qualquer desafio. Muitas faculdades ensinam Java hoje, então deve ter um “Porque” acadêmico.

Sua pergunta ficou meio vaga, mas você pode alcançar emprego. E isso é algo bom, né?

Agora, da perspectiva de desenvolvimento, em curto prazo você consegue fazer aplicações simples, e a longo pode desenvolver sistemas inteiros. Mas não creio ter sido isso que você quis saber.

Depende do seu conceito de “bacana”. Minha primeira aplicação em Java foi um sistema de monitoramento de servidores, onde eu monitorava o Hardware e ia registrando num BD. Em caso de picos de consumo, eu avisaria um dashboard. Nesse projeto, com 2 meses de Java (profissionalmente), eu usei noções como:

Java Básico;
MQTT;
JSON;
POST;
OO;

Hoje eu vejo que é pouco, mas bem, era meu primeiro projeto profissional.

Você obtêm exito estudando, mas “a facilidade em aprender, gostar de tecnologia e ter raciocínio lógico apurado” facilitam o estudo.
É bem mais gostoso estudar algo que você gosta.

Algumas coisas que tem pouca informação na internet (Alô, SIGAR!), a falta de uma presença pra ajudar a entender alguma coisa, e a maior de todas: ter disciplina.

Depende. Como freela, algumas semanas. Profissionalmente é óbvio, 1 mês.

1 curtida

Não, sua curva de aprendizado e verbosa e junto com ela vem seus N’S Frameworks que cedo ou tarde vc vai ter que lhe dar com eles! Porem aqui em São Paulo é a que tem mais oportunidades de trabalho.

Isso depende de onde vc quer chegar, parece cliche mas acredito que cada um é responsavel pela sua carreira… por exemplo a curto prazo provavelmente sera um programador… a longo prazo um arquiteto de sofware?, um gerente de projetos? isso só voce mesmo podera responder

Uma coisa que acredito muito é que a senioridade de um profissional esta muito mais na quantidade de projetos e clientes por onde ele já passou, do que no tempo propriamente dito, pois em diferentes ambientes voce vai ter desafios diferentes tambem.

Cada um tem sua propria curva de aprendizado e uns demoram mais que outros, não tente se comparar com ninguem… mais uma coisa é certa nessa area voce precisa sempre estar se atualizando. Veja voce falou de java, porem hoje Java esta longe de estar no “hype” .

Falta de pessoas pra tirar duvidas que seriam relativamente simples.
Falta de NetWork, principalmente para o primeiro emprego/estagio
Ritmo de aprendizado acaba sendo mais lento.

Pra mim não demorou muito pois já no segundo semestre da faculdade consegui estagio… depende muito de voce mesmo quanto tempo esta apto a trabalhar em um projeto.