Olá. Gostaria de ser aconselhado sobre qual banco de dados usar combinado com qual linguagem de programação para desenvolver um programa para meu hotel, com controle de caixa, hospedes, estoque, lista de clientes, fornecedores, bancos, funcionários, carros, enfim, essas coisas básicas de um hotel, eventualmente, no futuro, pretendo permitir que as reservas feitas no site do hotel sejam efetivadas diretamente neste programa que quero desenvolver. Não há filiais, limite máximo de quartos 200, no momento apenas 20. Creio que o fluxo de dados seja considerado pequeno. Não tenho certeza que o volume de dados seja grande ou pequeno por ser apenas um planilheiro de Excel e sei usar as planilhas como um BD rudimentar, vou me arriscar a desenvolver esse programa, meu primeiro e único, espero. Pensei em usar JAVA + Firebird. Preciso de uma linguagem simples, intuitiva, FREE, um banco de dados FREE e tudo isso com abundante informação na rede para que eu possa consultar, ler, tirar dúvidas e aprender como sempre fiz com as planilhas. Peço que me ajudem a definir o que usar, segundo as minhas necessidades. Obrigado.
Dúvidas sobre BD
8 Respostas
Melhor banco de dados relacional free de longa data: PostgreSql.
Firebird tinha fama de corromper fácil.
Sobre linguagem e plataforma de desenvolvimento, a maioria é free: PHP, Java, C#/.NET, Ruby on Rails, etc. Essa questão vai depender do gosto ou experiência da sua equipe.
Se o banco de dados for local, recomendo o MySQL/Heidi junto de AJAX(PHP, JavaScript e XHTML).
São gratuitos e fáceis de desenvolver, pode usar FrameWorks como CodeIgniter, BootStrap e DataTable para facilitar ainda mais a construção da aplicação.
Obrigado pelas dicas. Minha equipe sou eu, a experiência é quase nula, digo quase, por eu ser bem experiente com planilhas de excel, inclusive desenvolvi um bom controle para o hotel programando e criando planilhas relativamente complexas, esta é a minha experiência, noção apenas. Nas planilhas você precisa apenas de intuição e dedicação para aprender o que cada função ou formula faz, depois precisa de criatividade para combiná-las. Na programação ainda não consegui entender porque preciso de um banco de dados e também de uma linguagem de programação, pois no excel vc tem o próprio excel e no máximo cria umas macros para facilitar o desenvolvimento. Pensava que tendo um banco de dados poderia criar o programa, mas agora não consigo definir que linguagem de programação usar combinada com qual BD pois a minha experiência é limitada, sou só um planilheiro. Segundo o seu conselho eu deveria usar PostgreSql e Java? Esqueci de dizer que não gostaria de ser limitado a um número pequeno de licenças (poder usar em pelo menos uma dezena de maquinas), ou ter problemas por usar comercialmente na minha empresa essas ferramentas. Pode ser mais explicativo e detalhado, por gentileza?
Tenho lido muitas discussões sobre MySQL e PostgreSql sobre qual é o melhor, e como sei que o melhor depende da minha necessidade, sendo portanto relativo, fico sem saber o que fazer por saber qual é a minha necessidade, mas não sei qual ferramenta atende o que preciso. Esqueci de explicar que o uso é comercial, na minha empresa, e que preciso usar em pelo menos 10 máquinas no futuro. Se eu usar MySQL e AJAX (esse AJAX tenho que pesquisar, pois nem faço ideia do que seja e o que são as coisas que você escreveu nos parênteses) você acredita que seria a solução mais adequada para o que preciso? Obrigado pela resposta, amigo.
Ok, entendi o que o AJAX, sua dica fecha com a do colega JavaFlex. Vocês discordam quanto ao BD. Poderia fazer uma análise das diferenças entre MySQL e PostgreSql para as minhas necessidades? Que vantagens e desvantagens cada um apresenta para o que preciso? Obrigado.
Pesquise pois existem várias comparações. Uma delas:
Quando Usar o MySQL
a. Back-end para geração de conteúdo de web sites
b. Aplicação envolvendo basicamente consultas e adição de dados. Sugiro não usar para aplicações com fortes demandas transacionais, especialmente se houverem atualizações concorrentes!
c. Empresas como o Yahoo Finance combinam o MySQL (aplicações web) com um outro banco de dados (retaguarda financeira).
Quando Usar o PostgreSQL
Aplicações com fortes componentes transacionais. Aplicações que necessitem de tipos de dados especializados, como Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e repositórios de meta-dados Projetos baseados em metodologias Orientadas Objeto – perda de compatibilidade com o padrão ANSI SQL Aplicações OLAP “light”, que não necessitem do nível de sofisticação de um DataWarehouse.
Valeu!
Franlkin é valido você querer fazer as coisas, porém como você vai pular certas etapas de desenvolvimento indicaria a contratação de um freelance, boa sorte.