Dúvidas sobre localização do arquivo Persistence.xml no Netbeans

Bom dia Galera,

Estou começando a aprender sobre Hibernate através dos cursos da Alura e tenho utilizado tanto o Ide Eclipse como também o Netbeans para aprender, por ter uma preferência em trabalhar com o Netbeans tenho insistido com ele para tentar criar uma tabela no banco de dados, porem é sempre exibido um erro informando que não foi possível localizar o arquivo Persistence.xml. No Eclipse eu já consigo criar normalmente as tabelas e popular o banco sem problemas.

Gostaria então de saber dos colegas se existe alguma diferença de onde esse arquivo Persistence.xml tem que ficar, uma vez que já deixei ele na pasta “META-INF” como também na pasta “Arquivos de Configuração” e nada de dar certo.

Segue abaixo a mensagem de erro que tem ocorrido.

`

mar 06, 2016 10:54:46 AM org.hibernate.annotations.common.Version <clinit>
INFO: HCANN000001: Hibernate Commons Annotations {4.0.1.Final}
mar 06, 2016 10:54:46 AM org.hibernate.Version logVersion
INFO: HHH000412: Hibernate Core {4.1.8.Final} 
mar 06, 2016 10:54:46 AM org.hibernate.cfg.Environment <clinit>
INFO: HHH000206: hibernate.properties not found
mar 06, 2016 10:54:46 AM org.hibernate.cfg.Environment buildBytecodeProvider
INFO: HHH000021: Bytecode provider name : javassist
Exception in thread "main" java.lang.ExceptionInInitializerError
at br.com.caelum.livraria.dao.PopulaBanco.main(PopulaBanco.java:17)
Caused by: javax.persistence.PersistenceException: Invalid persistence.xml.
Error parsing XML (line-1 : column -1): cvc-elt.1: Não pode localizar a declaração do elemento 'persistence'.

at org.hibernate.ejb.packaging.PersistenceXmlLoader.loadURL(PersistenceXmlLoader.java:147)
at org.hibernate.ejb.packaging.PersistenceXmlLoader.deploy(PersistenceXmlLoader.java:171)
at org.hibernate.ejb.Ejb3Configuration.configure(Ejb3Configuration.java:324)
at org.hibernate.ejb.HibernatePersistence.createEntityManagerFactory(HibernatePersistence.java:56)
at javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:63)
at javax.persistence.Persistence.createEntityManagerFactory(Persistence.java:47)
at br.com.caelum.livraria.dao.JPAUtil.<clinit>(JPAUtil.java:10)
... 1 more
C:\Users\ALLINONE\AppData\Local\NetBeans\Cache\8.1\executor-snippets\run.xml:53: Java returned: 1
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 1 segundo)

`
Desde já agradeço qualquer ajuda.

Olá galera, se alguém puder dar qualquer auxílio, ficarei muitíssimo grato. Já pesquisei no site do Netbeans uma aplicação de exemplo, porem nada muito claro…

Boa tarde,
Veja o erro informado no stack:

Caused by: javax.persistence.PersistenceException: Invalid persistence.xml.
Error parsing XML (line-1 : column -1): cvc-elt.1: Não pode localizar a declaração do elemento 'persistence'.

O problema não esta na localização do arquivo e sim dentro do arquivo. Veja que ele nao consegue localizar a tag <persistence>

Veja aqui um exemplo de configuração do persistence.xml

Muito obrigado Campelo.m,

Um pequeno detalhe fez com que eu conseguisse descobrir o problema, muito obrigado mesmo.