eu não tenho formação ainda, mas trabalho já a algum tempo (4 anos) com java, sempre como empresa. surgiu uma vaga com clt e estou com essa duvida, eu posso ser contratado mesmo sem ter graduação como pleno? ou eu teria que ser contratado como aprendiz, estagiario, ou coisa assim? li em algum lugar que precisava ser superior.
Pode, se falarem que não, estão querendo te enrolar…
http://www.guj.com.br/java/30207-programador-junior-pleno-ou-senior
Já vi gente sem graduação, ser contratado como senior
Eu!
Ainda estou terminando minha graduação (que por causa de uma história muuuito longa que não interessa, ainda não pude terminar… rsrssr)
E estou trabalhando como Senior Java CLT.
pela lei nao precisa.
Diversas empresas tem suas próprias formas de nivelar os profissionais, e já que não existe nenhuma lei que regulamente isto, estão agindo de acordo com suas métricas. Já vi programadores com quase 10 anos de experiencia mas sem superior serem contratads como Júnior e já vi recem formados ssem experiencia alguma sendo contratados como pleno.
Mas por via de regra nada impede sua contratação como Pleno…
Concordo plenamente com q os amigos falaram, e não vejo mal algum, agora como vc já tem experiência fazer uma faculdade para poder atingir uma gerência de uma equipe se quiser ganhar ai seus 10, 12 mil reais por mês(num sei se viajei) e sempre progredindo…
Estou CLT com programador Java Sênior. Não sou graduado. E a graduação que ainda nao terminei é em Administração de Empresas.
Não é obrigatório, mas o proprio mercado de trabalho criou uma cultura de selecionar profissionais formados ou que estejam cursando uma universidade.
Lembro que a muitos anos atrás poucas vagas exigiam o ensino superior, hoje em dia poucas vagas não exigem.
Abs,
[quote=Kanin Dragon]Não é obrigatório, mas o proprio mercado de trabalho criou uma cultura de selecionar profissionais formados ou que estejam cursando uma universidade.
Lembro que a muitos anos atrás poucas vagas exigiam o ensino superior, hoje em dia poucas vagas não exigem.
Abs,[/quote]
Isso é verdade, a graaande maioria das vaga pede curso superior no mínimo cursando. Mas ainda assim, o mercado reconhece programadores bons e sem graduação.
sim é importante. se não tiver superior completo pelo menos esteja cursando. hoje em dia para profissionais qualificados o superior é fundamental pois sem conhecimento academico voce só vive no mundo do empirismo. Um cara que le Tanenbaum e entende o que esta ali não é qualquer zé mané de esquina, pode até parecer inutil mas conhecimento nunca é demais e ainda mais dos pais da informática.
Obrigatorio não é não pois não há regulamentação específica quanto a isso.
Mas pode ser que a empresa coloque esse tipo de restrição e é um direito dela e um direito seu expor argumentos que permitam que a mesma abra uma exceção.
Entre em contato com a empresa, participe do processo de seleção, na pior das hipóteses, continuará onde está.