É possivel exportar usando java?

galera em breve quero criar uma game engine em java, e estou estudando java, mas tem algo que não achei no google, que é:
como posso exportar em .exe ou em .apk?

Vc esta programando no Java Swing? JavaFX? Android?

no curso só esta escrito java, então provavelmente é java normal…

É pra Pc?? Enfim, de qualquer forma, assim que você clicar em limpar e construir o seu projeto a IDE vai criar um arquivo chamado .jar. este é o arquivo final

ok

Não tem como exportar um exe a partir do java, o que você pode fazer, é gerar o .jar do seu jogo e criar um .exe que apenas inicia o .jar. Provavelmente vc vai ter que distribuir a vm java junto, pouca gente já tem instalada ela no computador hoje em dia.

Quanto ao apk, aí já é mais direto, mas você vai precisar estudar a SDK do android que consegue gerar o apk.

Mas tenha em mente que as bibliotecas gráficas do java pra PC e pra android são diferentes, não é possível pegar o mesmo código, sem nenhuma modificação e dar saída pros dois.

2 curtidas

entendi obrigado

Não sei se entendi direito seu comentario, mas usando JavaFX é a mesma biblioteca tanto para PC quanto para Mobile.

Ele quis dizer do Java e SDK Android, não tem como simplesmente replicar de fato o codigo.

O JavaFX pra mobile está tipo o ReactNative então? IOS e Android?

Sim, IOS, Android, Raspberry e Desktop.
A biblioteca é a mesma, mas no caso do Mobiie é feito um fork a nivel de executavel.