É verdade que muita "faculdade" na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

Da mesma forma que tais profissionais não estão para o mercado como um programador está. A academia forma acadêmicos, os estágios e demais extensões formam profissionais.

Se você perceber a história da universidade contada (no link que eu enviei) verás que médicos ajudaram a formar o conceito, ou seja, médicos sem faculdade.

Sem querer conflitar os conceitos ou passar por inocente de comparar as épocas (afinal tudo evolui) chuto que 70% dos alunos de terceiro grau hoje estão na faculdade por conta do mercado de trabalho, quando não deveriam (dado as devidas exceções como das profissões que você citou).

Pegue o caso do Jonathan aqui do Post que afirmou que para os CRUDs que faz hoje no mercado a faculdade já serviu e você verá que o conceito está BEM deturpado.[/quote]

Continuo achando que quem faz Ciência da computação na USP porquê gosta de P&D e quer se envolver nisso de corpo e alma não ta em nada na frente do cara que gosta mesmo é de música ou de MMA e fez um tecnólogo pra arrumar um “Trampo” porquê a vida pede isso dele.
O cara tem o emprego o canudo pra mostrar pra família, direito a cela especial e pode prestar concurso público. É uma questão de escolha.
Acho sua opinião um pouco utópica.

[quote=Vina][quote=adriano_si] mas sem necessariamente ser um pesquisador.[/quote] P&D Pesquisa e Desenvolvimento. Não necessariamente você será um pesquisador.

[quote=jonathan Coelho]
Continuo achando que quem faz Ciência da computação na USP porquê gosta de P&D e quer se envolver nisso de corpo e alma não ta em nada na frente do cara que gosta mesmo é de música ou de MMA e fez um tecnólogo pra arrumar um “Trampo” porquê a vida pede isso dele.[/quote]
Me cite o trecho onde eu digo alguma coisa diferente disso. Eu mesmo hoje estou estudando uma forma de manter a TI somente como hobby e buscar uma fonte de renda primária diferente do que tenho hoje. Serei menos que algum Cientista da Computação por conta disso?

Exatamente comprovando tudo o que venho tentando mostrar até agora, conceito de academia totalmente deturpado. Acho que você foi no âmago do que é a academia nos dias de hoje.

Minha opinião não é utópica, o texto que colei lá na primeira (ou segunda, já nem lembro mais) página, faz a avaliação completa de minha opinião, mas a realização da minha opinião, que requer uma mudança de visão da sociedade, sim, é completamente utópica, infelizmente :confused:

O mercado assim o fez, o mercado conseguiu, no fim das contas os humanos estão pouco FU… para o que “deveria ser”. Dá grana? Dá. Então monta essa po#%@ dessa faculdade aí na esquina e vende diploma que a galera quer mesmo é dizer que tem ensino superior.

ALGUNS ANOS DEPOIS…

Tópicos do GUJ:

• Meu professor não ensina direito…

• Me matei pra completar meu curso superior e sinto que não aprendi nada…

• Meu profesor pediu esse exercício sobre pilhas, mas não ensinou nada desse assunto ainda…

Se tivesse entendido pra que serve a faculdade (que pode servir ao mercado, mas não tem isso como objetivo prioritário) não criaria tais tópicos e nem se decepcionaria com algo que não promete o que achou que prometia.

[quote=fabim]Generalização é uma coisa cada vez mais recorrente nesse forum.

“Fiz uma faculdade ruim que nao agregou muita coisa, LOGO, fazer faculdade nao presta pra nada”.
“Fiz uma faculdade foda, LOGO, somente passando por 1 faculdade vc fica bom.”

Generalizar é a arte dos tolos.[/quote]

+1

+1 também. É importante ter conhecimento de base, mesmo que ele não se encaixe imediatamente no framework do momento. Conceitos como estruturas de dados, teoria dos conjuntos.

Mas muitos alunos não compreendem o papel da faculdade, pois estão preocupados com um pensamento de curto prazo. Esquecem que a formação PRECISA ser sólida justamente porque, em 4 anos, a tecnologia que estava na moda no momento que ele ENTROU na faculdade pode já não ser a do momento que ele SAIU.

Concordo plenamente. Ou quem aprendeu a programar POO na Universidade usando Smalltalk precisa aprender POO de novo ao partir para um C#?

Não recebi as msg pelo e-mail por isso só vi agora…

A discussão parece discussão de Católicos vs Evangélicos,

Onde os evangélicos dizem que não tem cabimento rezar para imagens na igreja e,

Os católicos dizem que não faz sentido dar 10% do salário para o pastor todos mês.

O fórum do APInfo esta mais interessante, pois cada um escreve sua experiência ou o que acha em relação ao tópico levantado.

O outro lá vem me falar já que eu não ia a SJC pq eu não fiz no ITA…

Brincadeira né meu…

[quote=rafael_jesus]Não recebi as msg pelo e-mail por isso só vi agora…

A discussão parece discussão de Católicos vs Evangélicos,

Onde os evangélicos dizem que não tem cabimento rezar para imagens na igreja e,

Os católicos dizem que não faz sentido dar 10% do salário para o pastor todos mês.

O fórum do APInfo esta mais interessante, pois cada um escreve sua experiência ou o que acha em relação ao tópico
[/quote]
Uhum, muito interessante o seu comentário. Será de extrema relevância para o desenvolvimento desse tópico.

[quote=alcionj]
Um ponto relevante não comentado é a diferenciação de Engenharia, Bacharelado e Tecnólogo, de maneira geral, este último possui sim o aprendizado voltado para o mercado de trabalho, independente a faculdade;

Não ia comentar, mas acho esdrúxulo comentários assim, esta estória de menino sofrido e esforçado me causa vergonha alheia.[/quote]

Cara não queria nem de longe ter entrado em alguns detalhes da difilcudade que tive em fazer facul,

Quando se nasce em cidade grande e/ou numa cidade universitária e/ou próximo a uma, é muito fácil fazer faculdade,
não há razões para não fazer, só não faz quem não quer não é…

O que aprendi até agora é que não adianta fazer facul pra trabalhar com desenvolvimento de software,

Acabei de me formar na Veris IBTA uma das melhores do País pra TI segundo o MEC, e uma pah de nego que lá estavam nem Hello World tinham condições de fazer,

É esse o conhecimento que a faculdade te da? È o mesmo que um Médico recem formado querer não saber dar uma injeção.

Hoje qualquer um se forma em TI, não sou eu quem digo isso, tenho amizade e trabalhei com alguns professores do ITA e INPE e os mesmos me disseram isso,

É só ler os slides que o que esta nos slides cairá na prova,

Sem contar que quando vão te conratar nem querem saber da sua facul e sim sua experiência com projetos e seu perfil tbm(pelo mens deveria)

Fazer 4 ou 5 anos de facul pra ser PJ não vale a pena pra min,

Fui bem agressivo no meu comentário, mas uma coisa eu tenho amigão, RESPEITO.

Nunca agredi com palavras como o @Viny fez aqui, praticamente chamas as pessoas de burro e ignorante,

E tento ao máximo não debochar de comentários como acontece aqui em vaaarios tópicos,

Cada teve uma experiência, eu disse a minha e sem vergonha nenhuma.

Tem gente que se contenta com 3 conto, eu não me contentaria nem com 7 conto, fazer o que né

rafael_jesus, esses dias vi uma vaga na apinfo e um dos requisitos era:

formação em faculdade de ponta.

o que você diz a respeito ?

[quote=douglaskd]rafael_jesus, esses dias vi uma vaga na apinfo e um dos requisitos era:

formação em faculdade de ponta.

o que você diz a respeito ?[/quote]

EU tbm vi e digo isso:

https://www.odesk.com/o/jobs/job/Ruby-Programmer-with-Rails-Experience_~01a65dde0f4181e4dd/

[quote=rafael_jesus]O outro lá vem me falar já que eu não ia a SJC pq eu não fiz no ITA…

Brincadeira né meu…
[/quote]

Brincadeira por que meu caro? Se você tivesse estudado em uma Universidade de ponta, e continuasse com esse mimimi, talvez teria algum crédito.

[quote=rafael_jesus]Onde os evangélicos dizem que não tem cabimento rezar para imagens na igreja e,

[/quote]

Como informação nunca é demais, caso não saiba, a igreja católica também cobra dízimos dos fiéis, só que é mais “discreta”.

Hoje vejo que perdi 2 anos de da minha vida pela faculdade e não ter feito um tecnólogo de 2 anos ,não aprendi nada na faculdade e ter feito desses 2 anos cursos e se aperfeiçoado ainda mais. Mas como ouvi a cabeça dos outros acabei fazendo a faculdade e deixei de fazer os cursos por falta de tempo…
Mas é opinião de cada um, essa é a minha.

UPDATE:

UPDATE2:

Vc tem razão por me contestar,

Destesto fazer isso, mas vo te que falar,

Tive um professor que se formou na URFJ muito bom, me ensinou algoritimos com Java e teve a maior paciência do mundo no começo do curso, mas me pediu pra ensinar MVC a ele no final do curso (fiz isso com um prazer enorme)

Tive um professor que da aula de Doutorado no e me disse sobre uma vaga para trabalhar com ele num projeto no INPE, quando perguntei do que era a vaga ele me disse “Orientação a Objeto”

Isso são só pequeninos examplos que me veio na cabeça agora, mas não quer dizer que são burros ou não querem saber de estudar ou nem nada,

Quer dizer que é eles tiveram que estudar outras coisas(o tal conhecimento sólido que a faculdade te da) para serem professores e não tiveram tempo pra estudar e se atualizar com o que realmente se faz na área

È lógico/obvio/claro que gostaria muito de ter um ITA na minha formação, e até dá pra quem conhece o caminho das pedras aqui,

Mas tive que priorizar o que me dá retorno de investimento mais rápido, que é se atualizar para o mercado.

O que seria se atualizar para o mercado?

Resposta:

Perceber que mobile é foda(IPhone/Android);

O javascript esta mais forte do que nunca(Node.js, Ember.js, Backbone.js, Angular.js);

O front-end esta cada vez mais elegante com css modular (compass, sass, less, scss, bourbon);

Banco de dados esta com diversas opções para cenários diferentes (redis, mongodb, couchdb ou seja relacional vs nosql)

Perceber que muitas vazes não adiante matar mosquito com bazuca que é o caso de fazer tudo com Java, as vezes é bom conhecer outras linguagens que coloquem seu produto mais rápido no mercado como Ruby on Rails.

huahuahua…
Quando te perguntarem qual seu cargo, já pessou o que vair responder?

deve ser a lógica…

Agente começa com orientação à objeto, depois vai para orientação de gente e depois, finalmente, para orientação de curso.

Brincadeira à parte, eu não me preocuparia com o nome do cargo e sim com pré-requisitos e a função que ele lhe deseja atribuir.

Esse papo de quem quer vender roupa invisível, que só burro não vê, também não cola comigo brother…
O rei está nu e azar de quem nos acha burro.

É melhor deixar quieto. Eles são muitos e vem com fakes.

Pessoas inteligentes/esforçadas/estudiosas existem em qualquer lugar… talvez um pouco mais em algumas lugares e um pouco menos em outras.

Agora, se a pessoa te julga pela instituição que você cursou… bom só tenho a lamentar pela mente medíocre que essa pessoa tem. E na boa mesmo, nem compensa discutir com esse tipo de pessoa.

Como o pessoal já disse, o objetivo da faculdade não é formar um Desenvolvedor com a linguagem X. Isso é uma coisa que, gostando ou não, você terá que se virar para aprender. O conhecimento que a faculdade vai te passar é muito mais abrangente. Além disso, existem varias áreas de atuação para quem cursa determinada faculdade.

Por mais chato e inútil que a faculdade possa parecer, tente aproveitar ao máximo tudo que você aprende (não só durante as aulas).

[quote=giovanni_dalfre]Pessoas inteligentes/esforçadas/estudiosas existem em qualquer lugar… talvez um pouco mais em algumas lugares e um pouco menos em outras.

Agora, se a pessoa te julga pela instituição que você cursou… bom só tenho a lamentar pela mente medíocre que essa pessoa tem. E na boa mesmo, nem compensa discutir com esse tipo de pessoa.

Como o pessoal já disse, o objetivo da faculdade não é formar um Desenvolvedor com a linguagem X. Isso é uma coisa que, gostando ou não, você terá que se virar para aprender. O conhecimento que a faculdade vai te passar é muito mais abrangente. Além disso, existem varias áreas de atuação para quem cursa determinada faculdade.

Por mais chato e inútil que a faculdade possa parecer, tente aproveitar ao máximo tudo que você aprende (não só durante as aulas).[/quote]

infelizmente, somos julgados por nossos títulos, muitas vezes a empresa apósta em você e gasta uma tora…treinamentos, investimentos, bonus de entrada, e um filtro acaba sendo necessário, e muitas vezes fazem estatisticas para definir estes filtros.

empresas de privateEquite ou até mesmo o google, investem muito nas pessoas, e querem pessoas que buscam sempre os melhores estudos. (eles têm muitos motivos para querer alguem de universidade de ponta)

ai você acha empresas que não pedem nem faculdade, mais vai ver se vale a pena…

Uma breve analogia, se me permite.

Eu acho a certificação OCJP medíocre, uma piada de mal gosto alguém falar que é bom programador apenas por tê-la. Mas em muitos lugares ela é pré-requisito, então o que posso fazer? Deixar de tirar e ficar desmerecendo-a pra sempre ou tirar e desencanar?

Prefiro a segunda opção.

Uma breve analogia, se me permite.

Eu acho a certificação OCJP medíocre, uma piada de mal gosto alguém falar que é bom programador apenas por tê-la. Mas em muitos lugares ela é pré-requisito, então o que posso fazer? Deixar de tirar e ficar desmerecendo-a pra sempre ou tirar e desencanar?

Prefiro a segunda opção.
[/quote]

concordo com você que temos que fazer muitas coisas para inglês ver, mas eu acho o conteúdo, pelo menos o livro da kathy bem útil. você poderia dar uma lida, eu resisti bastante antes de começar ler, parei na metade e ainda não deu pra voltar. mas voltarei

Sim, é muito útil. Mas pensar que ele é parametro para determinar se alguem é um bom profissional ou não é sacanagem. No mínimo a certificação diz que esse cara conhece os fundamentos de Java SE.