Emissão de Notas Fiscais e Cupom Fiscal

Boa tarde pessoal!

Estou querendo aprender como emitir notas fiscais e cupom fiscal com java, alguém tem alguma referencia
de por onde começar? qual ferramentar utilizar? nas minhas pesquisas só encontrei coisas relacionadas a ECF e não entendi muito bem para que serve ou seja já perceberam que estou sem um ponto inicial…

Olá @Leo_Friend, :smiley:

Eu fiz parte do desenvolvimento de um sistema java web feito na Casa do Código para emitir notas fiscais a serem lançadas no site da receita federal. Ele vem funcionando muito bem (inclusive com integração com paypal e pagseguro, além de cadastros manuais).

Adianto que, apesar de não ter sido um trabalho extremamente fácil, foi um projeto que automatizou muitos processos repetitivos e que consumiam tempo, facilitando bem a vida das pessoas que trabalhavam com isso.

Acho que como qualquer outro projeto, a idéia é tentar identificar quais são os componentes das Notas Fiscais (coisas como a Nota em sim, emitente, cliente, endereço, produtos…) a fim de fazer uma modelagem do seu sistema em classes que façam sentido no contexto e torne a aplicação bastante coesa.

No nosso caso, optamos por usar o FreeMarker para fazer o template das NFe, e depois só preenche-lo com os dados das notas cadastradas no sistema. No site da receita em si existem manuais bem explicativos sobre as normas a seguir, como esse.

Acho que sua vontade em tentar já é um grande primeiro passo, espero que eu tenha ajudado a te dar um norte :wink:

Obrigado já ajudou sim :smiley:, você sabe me informar algum projeto open source do tipo?