Engenharia de software

8 respostas Resolvido
programaçãodesenvolvimentosoftwarejava
Alberto_junior

Pessoal me ajude aki por favor, se aki é um requisito funcional, nao funcional ou de dominio?

os funcionários da ESCOLA utilizem o sistema e a quantidade de erros do sistema diminua em pelo menos 45%.

8 Respostas

lvbarbosa

Não-funcional.

Resumindo:

• Funcional = o que
  • Não-Funcional = como, onde, porque, para que, etc. num nível mais alto
  • De domínio (regra de negócio) = especificações detalhadas sobre o funcionamento de determinadas operações, regras ditadas pelo contexto do problema
Alberto_junior

certo amigo, so mais uma duvida, eu coloquei esses aqui como funcional estou certo?

1. Dado uma ocorrência de preconceito, identificar as localidades com os maiores índices;
  2. Agrupar as ocorrências por localidade;
  3. Identificar as pessoas que mais se envolvem em situações preconceituosas;
  4. Determinar o perfil dos agressores;
  5. Cadastrar a evolução do paciente nas psicoterapias individual e de grupo;
  6. Com base nas informações fornecidas gerar relatório de acompanhamento do paciente.
lvbarbosa

Depende muito. Esse é o tipo da coisa que cada um vai interpretar de um jeito.

Por exemplo, o número 2: “Agrupar as ocorrências por localidade”.

Se você precisa colocar uma funcionalidade (um botão, por exemplo) que agrupa as ocorrências por localidade, isso é um requisito funcional.

Se na funcionalidade de mostrar as ocorrências, ela deve agrupar por localidade (para facilitar visualmente), é um requisito não-funcional.

Alberto_junior

blz amigo, estava nessa duvida ai, vai depende como cada um irá fazer,…

Rodolfoestevam
Solucao aceita

Alberto, uma dica: os requisitos NÃO FUNCIONAIS estão relacionados ao uso da aplicação em termos de:

• Desempenho
  • Usabilidade
  • Confiabilidade
  • Segurança
  • Disponibilidade
  • Manutenção
  • Tecnologias envolvidas.

Vc também poderia descrever os requisitos funcionais dado os casos de uso do sistema, ex:
[RF001] Identificar Ocorrencias de preconceito - O sistema deverá permitir identificar as localidades que possuem o maior número de ocorrencia dado o preconceito identificado.
[RF002] Registrar tipos de perfil dos agressores -
[RF003] Informar a evolução e acompanhamento do paciente nas psicoterapias e de grupo
[RF004] Emitir relatório de acompanhamento de paciente - Ao ser registrado o acompanhamento, o sistema deverá emitir o contrato. (RF003) - note que neste requisito há uma dependencia de outro requisito, assim sendo um include (indica que a realização de um caso de uso obriga a realização do outro).

Alberto_junior

entao vc quer dizer que esse requisito nem é funcional e nem é nao-funcional?

(RF003) - note que neste requisito há uma dependencia de outro requisito, assim sendo um include (indica que a realização de um caso de uso obriga a realização do outro).

Alberto_junior

ele pode ser considerado de dominio?

Rodolfoestevam

Acho que vc não entendeu bem, quis dizer que existem duas funcionalidades aí, e uma depende da outra, tendeu?

Criado 20 de junho de 2017
Ultima resposta 21 de jun. de 2017
Respostas 8
Participantes 3