falae galera!
estamos reestruturando o site da empresa e uma das coisas q precisamos fazer é documentá-lo por completo… engenharia reversa do site.
alguém já trabalhou com documentação de site? o q vcs usam para documentar sites (incluindo: páginas, scripts, níveis mais abstratos como portais, etc)? existe alguma metodologia q vcs utilizam ou aconselham?
estou fazendo alguns testes com wireframes, caso de uso, etc!
obrigado!
Nesse caso, fazer qualquer reversa não ajuda muito. Se você souber o que o software tem que fazer (requisitos) é melhor do que ter diagramas. De qualquer forma, o que é esse site? Se for só conteúdo não dá para dizer que é um software…
Olá Rodrigo!
Este site envolve conteúdo e software. Existem muitas coisas baseadas em cgi/perl e de uns tempos pra cá, só java.
Estou analisando alguma metodologia pra ser aplicada na documentação do site. Essa análise de requisito, citada por vc, realmente é importante e é uma coisa q irá fazer parte dessa metodologia.
A minha idéia inicial é separar o site por portais e documentá-los de tal forma q possa explicar a sua estrutura. Juntamente, explicar e identificar quem, onde, quando, qual, etc gera os dados para esse portal.
Ah! Controlar por CVS tb.
[]'s
É uma boa estratégia, mas leve em conta que a separação deve ser por área de negócio e não por tecnologia. A partir dos requisitos é mais fácil chegar ao código (saber o que o software faz), agora, decifrar o código para chegar nos requisitos é feia a coisa.
Se você tiver usuários chave para entrevistar e chegar aos requisitos facilita. Tendo uma prévia dos requisitos, use diagramas de alto nível primeiro, como o de atividades, para entender o fluxo. Talvez casos de uso não sejam indicados para esse problema.