Entrar na carreira de programação sem ter graduação em TI

8 respostas
programação
G

Olá a todos,
sou Engenheiro Civil formado e formando em Engenharia de Produção, o mercado de trabalho no ramo da engenharia está muito ruim, e percebi que o mercado de programação está aquecido. Sou apaixonado por tecnologia, especialmente em programação, possuo curso de programação em Java (UML, Java SE e Java Web) e já trabalhei com programação em VBA (incluindo implementação de classes). Entre outros projetos que participei foi a criação de um App Hibrido que armazena alguns dados em localstorage e comunica com um webserver, apesar de utilizar métodos bem arcaicos de programação, o projeto ficou bem legal, apesar do prazo muito curto de desenvolvimento. Com isso tomei gosto pela área e estou pensando seriamente em mudar de área.

Vcs acham que há espaço apesar de não possuir graduação na área de TI?

Vcs acham que possuir graduação em outra área e mesmo assim possuir conhecimento em programação pode se tornar um diferencial?

Como posso potencializar o meu currículo para ingressar nesse ramo?

8 Respostas

javaflex

Tem espaço, principalmente se você for safo em resolver problemas reais e tiver amigos pra indicar. Valorizo mais programadores que tenham boa lógica de programação e sejam focados em resultados, não em firulas burocráticas de programação. Isto está em falta, maioria atualmente é programador limitado a framework e seguindo complicações desnecessárias.

TI é só o meio na maioria das grandes empresas do Brasil, o maior foco é o Negócio, com uso de tecnologia. Você Inclusive pode trabalhar com tecnologia para empresas de engenharia cívil, onde seu diploma pode ter valor.

Se não tem conhecidos pra indicar, fica mais disputado, mas foque em praticar o que pedem de obrigatório nas vagas que desejar, esse vai ser seu currículo. Tem que se vender bem na entrevista.

G

Acredito que esse pode ser um diferencial, justamente por que a engenharia me deu uma boa visão analítica das coisas, de resolver problemas de forma funcional e ágil. Só que meu network está todo ligado ao ramo da construção civil e, no momento as vagas estão escassas.

A minha situação é o seguinte, consegui sair do desemprego quando encontrei uma empresa que precisava de alguém que dominava o VBA, trabalhei por pouco tempo lá, até conseguir voltar para minha área de formação. O grande lance é o seguinte, nessa transição, descobri o quão apaixonado fiquei pelo ramo de resolver problemas utilizando raciocínio lógico, matemática e programação.

Meu network nessa área é pequeno, mas já fui chamado para alguns processos seletivos.

Estou pensando em publicar alguns códigos meu no github para servir como portfólio, essa pode ser uma solução para chamar a atenção das empresas?

Lucas_Camara

Conheço uma pessoa que trabalha no mesmo local onde trabalho. Porém, ele trabalha por uma empresa, num projeto diferente. Onde eu fico, o contrato é diferente, além de ser por outra empresa, e o salário eh maior. Ele só não consegue vir trabalhar comigo por causa da graduação, que ele não tem, pois é exigência do contrato, mas ele é um profissional excelente, além de ter um ótimo perfil também.

G

Não sei, mas provavelmente vc trabalha como terceirizado de uma repartição publica. Imagino isso pq, geralmente isso acontece quando é uma exigência de um edital. Maaaaass, creio que o mundo corporativo seja menos exigente quanto a isso.

vlw!!!

javaflex

Verificou se atualmente tem alguma oportunidade lá que não exija diploma de tecnologia? Importante é ganhar experiencia, seja lá onde for. Em último caso freelance, de preferencia junto com alguem experiente.

Pela experiencia que tenho em participar de seleção, até apresentam mas não perdemos muito tempo com isso, fazemos perguntas pra saber sobre a experiencia e aplicamos prova, nada que seja do tipo decoreba como certificação, pra isso tem google, mas pra saber como ele se desenvolve ali na hora tentando resolver uma demanda. Mas dependendo da empresa, as mais descoladas por exemplo vão dar atenção sim a projetos pessoais.

Lucas_Camara

Isso mesmo. Mas a questão da graduação foi um diferencial nesse caso de qualquer forma. E realmente, no mundo corporativo a exigência é menor mesmo. Na ultima empresa que trabalhei, eles nem perguntaram se eu era formado, apenas quiseram saber se eu dava conta do trabalho e pronto.

G

Quanto a processo seletivo eu sou bem safo, porém atualmente o que eu mais busco é chamar a atenção dos recrutadores para me dar apenas a oportunidade de conhecer o meu trabalho, principalmente nessa área. Eu me formei em meio ao mercado de trabalho turbulento e apenas encontrei oportunidade nessa área. Quero migrar para ela, apesar de não possuir diploma na área.

De qualquer forma, muito obrigado pelas suas dicas, estão sendo de grande ajuda!

G

Imaginei isso por que, atualmente também trabalho como terceirizado de um setor público, sinceramente, odiei trabalhar para o governo.

Nada funciona e os processos de trabalho são muito arcaicos, e não me identifiquei com o serviço. Sendo assim, vi que o meu perfil é muito mais corporativista.

vlw cara, foi de grande ajuda!!

Criado 1 de fevereiro de 2019
Ultima resposta 1 de fev. de 2019
Respostas 8
Participantes 3