E com a volta da conversa sobre montar aplicações com componentes do tipo clica-e-arrasta, integração e padrões, volta também a moda das fábricas de software e agora a Microsoft está tão interessada no assunto que está com um programa de apoio específico para empresas que tenham esse interesse.
Será que, tantos anos depois, as pessoas vão continuar dando murro em ponta de faca e apostando numa coisa que ainda não conseguiu dar certo?
Entrevista completa: Interview: Jezz Santos about Software Factories
Não é por aí, Maurício. Software Factories são uma tecnologia de transformaçãod e modelos como MDA, só que com foco e DSL e sem muita intenção de usar padrões abertos. O livro (http://www.amazon.com/Software-Factories-Assembling-Applications-Frameworks/dp/0471202843) é bem interessante.
Minha maior crítica em relação às Fábricas de Software (cito empresas e não modelo de desenvolvimento) é que elas acreditam veemente que bastam implantar processos e modelos da moda que todos os problemas técnicos deixarão de existir instantaneamente.
[quote=rafabene]Minha maior crítica em relação às Fábricas de Software (cito empresas e não modelo de desenvolvimento) é que elas acreditam veemente que bastam implantar processos e modelos da moda que todos os problemas técnicos deixarão de existir instantaneamente.
[/quote]
Você realmente deveria ler a entrevista.
Software Factories!=BRQ,IBM,DBA,EDS,TCS,CPM…
Mas a idéia básica de receber uma “documentação” e desenvolver a aplicação “montando componentes” não é a mesma não?
Se não for, viajei mesmo na entrevista do cara
[quote=pcalcado][quote=rafabene]Minha maior crítica em relação às Fábricas de Software (cito empresas e não modelo de desenvolvimento) é que elas acreditam veemente que bastam implantar processos e modelos da moda que todos os problemas técnicos deixarão de existir instantaneamente.
[/quote]
Você realmente deveria ler a entrevista.
Software Factories!=BRQ,IBM,DBA,EDS,TCS,CPM…[/quote]
“In software engineering and enterprise software architecture, a software factory is defined as a software organization structured such that software projects are built in discrete work centers.”
“Although the term “software factory” is used by Microsoft in association with their .NET Framework, “Software Factories” are much broader in use and application.”
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Software_factory
Novamente: Citei as empresas e não o modelo de desenvolvimento ou ferramenta citados na entrevista (cujo conteúdo eu li antes de fazer esta crítica!).
[]'s