Entrevista: o que muda com a abertura de código do Java?

1 resposta
Avelino

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/10/25/idgnoticia.2006-10-25.[telefone removido]/IDGNoticiaPrint_view


Um trecho da entrevista:

InfoWorld: Qual é o estágio da abertura de código do Java neste momento?

nfoWorld: Qual será a diferença entre o Java open source e o que ele é hoje?

Green: Na verdade, o Java vem sendo desenvolvido em fórum aberto nos últimos dois anos. O GlassFish, última versão do SE, já teve seu código aberto para os desenvolvedores lerem e revisarem nos últimos 18 meses. Portanto, do ponto de vista da transparência e do código aberto, já está feito. O que está sendo modificado é o licenciamento e, neste aspecto, é uma grande mudança para a indústria em termos de flexibilidade e disponibilidade. O real valor para nós é tornar o Java disponível para todas as organizações e distribuições de software que necessitam deste tipo de licença. Essa mudança na descrição legal do produto deve impulsionar a adoção do Java em muitos outros softwares livres da indústria.

Só um detalhe, me parece um erro na informação: o Glassfish é o Java EE e não o SE…

Abraços!

1 Resposta

T

Ele confundiu os bichos; na verdade é o Mustang (SE), e não o Glassfish (EE), que está há ano e meio em processo de desenvolvimento e avaliação.

De qualquer maneira, o Glassfish é realmente aberto; esperamos que o Dolphin (SE 7.0) esteja aberto quando for lançado.

Criado 25 de outubro de 2006
Ultima resposta 25 de out. de 2006
Respostas 1
Participantes 2