Enviar dados de um Input para minha Caixa de E-mail

Bom dia, estou com duvida e não estou conseguindo fazer algo que capture o valor que eu digitei em um input e pegar este valor e envia-lo para minha caixa de e-mail. Andei pesquisando e li sobre algo que só daria para fazer isso assim que o meu site estivesse no ar? caso isso seja verdade, qual o método que devo usar para fazer esta operação? Grato. Lembrando que ja estou com o formulário pronto e validando alguns campos que serão obrigatórios, minha duvida agora é como fazer para enviar os valores que o usuário digitar no formulário para minha caixa de entrada do e-mail.

Para vc conseguir fazer isso, seu código tem que ser executado por um servidor. No caso de javascript, vc conseguiria rodar seu código no nodejs, e poderia usar o pacote nodemailer para fazer o envio, conforme explicado nesse link: https://medium.com/trainingcenter/enviando-e-mails-com-node-js-73a45872e53a.

Fazer esse envio automático no lado do cliente não é possível (talvez com alguma gambiarra, mas não conheço).

deu certo Lucas, Obg.

1 curtida

minha dúvida agora é a seguinte:

possuo uma classe js chamada validar.js nela tem todos os if que preciso nos campos que são obrigatórios para meu formulário, como faço para executar o app.js para envio do e-mail dentro do meu else?

else{

    alert("Passou!");

}

pois só consigo executar pelo terminal usando o comando node app.js :frowning:
desde já agradeço.

Esse validar.js está sendo carregado na página?

sim ele é chamado na minha pagina formulario.html pelo botao:

        <input type="submit" value="Enviar Currículo" onclick="return validar()"></center>

      </div>

Uma forma que conheço é vc expor um serviço http no nodejs para que ele faça esse envio do e-mail. Vc consegue fazer isso é usando o express.

Com o endpoint http configurado, basta fazer uma requisição ajax (ou fazer uma submissão de um formulário) para acionar o endpoint criado, que o e-mail será enviado.

opa, vou pesquisar sobre esse serviço que o nodejs oferece, obg pelo retorno :slight_smile:

Na verdade, o nodejs é o proprio serviço. Pelo fato dele ser um servidor capaz de rodar javascript, vc consegue usar ele para renderizar suas páginas, ou expor serviços http para executar alguma ação (e o express é um pacote que te ajuda com isso, mas vc tb consegue sem o express porém dá mais trabalho).

Veja como renderizar uma tela com nodejs: https://medium.com/khojchakra/a-simple-nodejs-server-without-express-js-6773122d365f

1 curtida