Envio de Mensagem em uma aplicacação Java (Netbeans)

Olá estou criando um projeto para notificações, a ideia é que a aplicação criada em Java utilizando o Netbeans com Banco de Dados MySQL enviasse uma mensagem por email ou Telegram ou ainda Whatsapp, sou inciante em programação e não tenho muita experiência, se alguém puder me dar um norte ou tiver algum exemplo de código que funcione. A principio não fiz nada no projeto para enviar mensagem.
Além disso a ideia é que seja enviada a notificação para mais de um usuario(email, telegram, whatsapp) ou até mesmo em um grupo do telegram ou whatsapp.

Para enviar email, você precisa utilizar APIs que não fazem parte da biblioteca padrão do Java, como por exemplo o JavaMail.

Para enviar WhatsApp provavelmente você precisa pagar um serviço empresarial do WhatsApp para ter acesso à ferramentas que permitam a integração com Java.

Telegram não sei te dizer, mas deve ser parecido com o WhatsApp.

Pra ser sincero, o que você quer fazer, não é trabalho para iniciante, acredito que você deveria focar no básico primeiro, senão vai ter mais dúvidas no decorrer do caminho.

Certo, procurei um pouco sobre o JavaMail porém não encontrei como fazer para ele correr por um campo do banco de dados para enviar para mais de um email, se puder me ajudar com essa parte agradeço, infelizmente necessito realizar este projeto não tenho muito como desistir kjkkkkkkkkk

Sobre o Java Javamail tem muito conteúdo na Internet sobre, vc já deu uma procurada?


Whatsapp existem libs que fazem isso, porém não são oficiais. A lib está em nodejs, e pra usar só precisar chamar a rota.

https://wppconnect-team.github.io/

Opa, olha procurei mas não encontrei referente a enviar o mesmo email para mais de 1 “contato”, eu sinceramente preferiria enviar o email pois como o staroski comentou as outras plataformas são mais complexas.
rodriguesabner teria alguma ideia de como posso fazer para enviar esse email para mais de 1 contato, nas outras funções eu utilizo o array list, será que teria como ?

Sim até este video era um que eu tinha achado porém os dados não são estaticos.
Segue o banco de dados da tabela Usuario.

create table usuario(
usuario_id int primary key,
usuario_nome varchar(255),
usuario_cpf varchar(14),
usuario_email varchar(255),
usuario_telefone varchar (255),
usuario_nascimento varchar(255),
usuario_cidade_fk int, foreign key (usuario_cidade_fk) references cidades(cidade_id),
usuario_bairro varchar(255),
usuario_rua varchar(255),
usuario_endereco varchar (255),
usuario_funcao_fk int, foreign key (usuario_funcao_fk) references funcao (funcao_id),
usuario_senha varchar(255)
);

Cadastro de notificações.


Após inserir os dados quando for salvar precisaria que fosse enviado para todos os email que estão no cadastro de usuarios