Galera apareceu esse erro ao abrir minha IDE, vejam:

Como conserta-lo?
Valeu!
O pacote com a classe javax.Swing.JComponentBeanInfo, deve esta danificado você já tentou restaurar ou re-instalar?
Onde eu encontro ele? O que eu preciso fazer?
Tenta re-instalar o JDK, caso o erro persista re-instale o NetBeans
Acho que o problema está na localização da JDK.
Como eu posso configurar o novo local da JDK?
Ferramentas/ Opções/ Java/ Nashorn/ Gerenciar plataforma/ adicionar plataforma " Este é o caminho nas opções do Netbeans" caso não seja o diretorio do JDK aconselho re-instalar ele ok
Consegui abrir o netbeans, porém os projetos não são reconhecidos!
A versão criada dos projetos confere com a do SDK, se sim não vejo pq não esta funcionando vc usou “Abrir projetos”.
Está tudo nas versões corretas, eu até já usei-os na IDE com as mesmas verões de JRE e JDK… ;–;
Olá! Tente verificar a versão do JDK utilizada na instalação. Quando temos várias versões instaladas ele tende a selecionar a mais recente, que nem sempre condiz com a maior compatibilidade da IDE.
Um exemplo, a versão 8.1 do Netbeans vai ter menos problemas com o JDK 8 do que a versão 11, mas durante a instalação o JDK utilizado já pode influenciar no funcionamento futuro devido aos componentes gŕaficos instalados.
Para o NetBeans 8.1
Para corrigir o erro recomendo reinstalar a IDE:
-
remover as configurações de instalação ~/.netBeans
-
remover a pasta da IDE /NetBeans
-
Durante a instalação selecione o JDK 8 na página de configuração
-
Execute com a mesma versão do Java selecionada na instalação
Para trocar alternar entre os JDKs instalados utilize o comando "sudo update-alternatives --config java
" e digite a versão que deseja escolher.
Isso deve resolver o problema.
Att., Daniel