Erro com a configuração do Filezilla e servidores

Olá a todos! Estou tendo vários problemas quando eu tento fazer algo relacionado a servidor no meu PC com linux Mint. Uma época atrás tentei criar um servidor FTP e não consegui devido a erros que sempre aconteciam, eu tentei de várias formas e com vários programas diferentes mas nunca consegui, com isso eu desisti de criar o servidor FTP. Agora eu estou tentando aprender a usar o filezilla, mas sempre que eu faço o assistente de configuração dá erro. Já tentei várias coisas, inclusive já vasculhei várias configurações do meu roteador tentando realizar esses erros e nunca obtive nenhum êxito.

O meu firewall sempre está desligado quando tento realizar essas operações.

De maneira geral, eu nunca consigo realizar nenhuma operação em meu PC que seja desse gênero. Imagino que o problema esteja em alguma configuração do roteador que eu não entenda (Embora eu ultimamente esteja estudando bastante configurações de roteadores devido a tentar encontrar uma resolução desse problema).

Se alguém puder me ajudar eu agradeço bastante, pois preciso aprender a configurar e usar servidores linux, e isso tem sido um obstáculo muito grande nos meus estudos.

Fala cara, onde exatamente tá a sua dificuldade?

Atualmente a minha maior necessidade é a configuração do filezilla, que eu não consigo de nenhuma forma realizar sem erros.

abre seu terminal e digita isso:

sudo ufw status

Digitei e o terminal retornou:

Estado: inativo

ok. (caso nao tenha) instala agora o firewalld

sudo apt install firewalld #instala o pacote no seu pc
sudo systemctl enable firewalld #ativa o serviço
sudo systemctl start firewalld #inicia o serviço
sudo firewall-cmd --state #verifica o status do serviço

Caso já tenha instalado, digita tudo depois do sudo apt install

Certo, instalei e ao realizar o comando de verificação do serviço o resultado foi:

running

show de bola, certinho. Agora vamos lá.

Rodando esse comando abaixo, basicamente vai ‘abrir’ a sua porta 80/http

firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=http

Feito isso, vamos mexer nas regras do ftp (mesma explicação de cima, só que agora com o FTP):

firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=ftp

Caso vc tenha uma porta especifica que queira abrir:

firewall-cmd --permanent --add-port=21/tcp

Aí depois restarta o firewalld:

firewall-cmd --reload

Aí verifica se deu certo a paradinha lá que vc tava tentando

Realizei todos esses comandos e todos resultaram “sucess”, porém ao tentar realizar a configuração do filezilla ainda deu o mesmo erro. Eu ainda sou um pouco leigo nesse assunto, você acha que o problema pode estar no roteador?

Depende, vc tá tentando acessar o FTP de outra máquina? Em outro lugar fora da sua rede?

Não, no momento eu só estou tentando pelo menos realizar a configuração do filezilla para depois dar continuidade aos meus estudos com servidores FTP. Sem essa configuração funcionando corretamente qualquer coisa que eu faça com FTP vai ficar dando erro.

E tbm como eu disse na primeira postagem, sempre que faço algo relacionado a configurar servidores no meu PC nunca dá certo

vou tentar baixar aqui. Vc simplesmente baixou e tentou?

Então… Um tempo atrás eu fui estudar FTP e depois de bastante pesquisar cheguei a esse programa da mozilla que me pareceu o mais amigável para servir de cliente FTP. Porém eu nunca consegui nem criar um servidor. Então acabei focando em primeiro aprender a usar o Filezilla pra depois aprofundar meus estudos. Esse problema com servidores não acontece só com FTP, tbm ocorre quando eu tento criar um servidor de um jogo que eu jogo, sigo todas as instruções e nunca dá certo. Como esses problemas parecidos ocorrem em situações diferentes e programas diferentes eu desconfio que o problema esteja no meu roteador, talvez ele esteja servindo de barreira.

Imagino que se eu conseguir resolver esse problema com o filezilla irei conseguir dar continuidade em meus estudos com qualquer coisa que envolva servidores, pois parece ser um problema amplo.

Olá a todos! Depois de muita luta e pesquisa descobri o que estava causando o meu problema. O caso é que o meu provedor de internet está me provendo uma internet atrás de CGNAT, que me impede de direcionar portar e acessar configurações mais avançadas em minha rede em resumo.

Para o jogo que eu estava tentando criar um servidor eu consegui fazendo uso do serviço zerotier, então consegui contornar o problema. Já com o filezilla, como eu já descobri o motivo do meu problema, nunca mais utilizei ele.

Obrigado pela ajuda! :grinning: