Pessoal, tudo bem?
Estamos num momento de escolha da tecnologia móvel para o escritório aqui. O desenvolvimento normal dos sistemas é feito C# (.net), por isso existe uma tendência natural para escolhermos o .net para a aplicação móvel.
Não será necessáriamente um celular, mas PDAs em geral.
Eu soube que aplicações em JME às vezes necessita de alguma alteração para rodar em diferentes aparelhos. Se isso ainda é verdade, sabem me dizer que tipo de alterações? É configuração? Alteração de código que me faça manter várias versões?
Pergunto isso pois existem mais aparelhos que rodam Java do que Windows Mobile no mercado. Porém, com o segundo, a curva de aprendizado no escritório será menor, pois já utilizamos .NET e a aplicação rodaria em qualquer aparelho com versão de Windows Mobile.
Na escolha, vamos considerar a existencia de aparelhos (nós desenvolviamos para PALM, pocket studio e talz, agora ficou dificil de encontrar palms e o cliente quer uma nova solução. Nós não queremos necessariamente trocar de tecnologia pq não existem mais aparelhos no mercado), curva de aprendizado e possível retrabalho para versões diferentes de aparelhos.
Alguém me sugere alguma outra coisa?
Desculpem se ficou meio confuso!
Obrigado,
É necessário fazer um aplicativo mesmo? Um aplicativo web adaptado para telas pequenas nesolveria?
Já ouviu falar do rhodes? [1]
Você programa em Ruby, numa versão simplificada de Rails. A vantagem é que é “multi-plataforma”. Você programa e faz o deploy para a plataforma desejada, ex, Android, Windows Mobile, IPhone etc.
É praticamente o que o amigo bandrade falou, só que o projeto já está em um estágio bem avançado.
Abraços
[1] http://rhomobile.com/products/rhodes/
Opa, valeu pelas respostas.
bandrade
Então, precisa ser aplicativo pois não há garantia de acesso à internet em toda a área em que ele será utilizado
marvinla
Realmente, não conheco o Rhodes. Vou ler as infos do site aqui…Você já o utilizou para aplicativos para não-smartphones?
Alguém mais? Principalmente sobre a minha dúvida com reutilização com JME!
Obrigado,
Bom, Windows Mobile(principalmente da versão 6 pra cima) também roda aplicativos Java ME assim como os celulares da Nokia, Motorola, Sony Ericsson, BlackBerry, Xing-Ling, etc. Alguns fabricantes disponibilizam api´s próprias para utilização de alguma funcionalidade especifica de seus aparelhos, logo se vc utiliza uma api proprietária da motorola, ela não irá funcionar em celulares da nokia ou outros fabricantes e vice-versa. Também existem algumas api´s opcionais para utilização de algumas funções do aparelho como GPS, Bluetooth, etc. que não são implementadas por todos aparelhos e vc deve consultar o site do fabricante ou fazer um programa de teste para verificar se o seu aparelho suporta determinada api. Por último existem as api´s padrão da linguagem que são obrigatórias e funcionam em qualquer aparelho, então teoricamente vc não precisará reescrever o código para a aplicação rodar em aparelhos diferentes.
Se tiver mais dúvidas, sugiro que visite a seção de Java ME do fórum.
Boa sorte!