Esquecam as melhores praticas

James Bach’s Blog: No Best Practices :wink:

Muito Carlos-esque. Muito interessante. Eu concordo.

(The industry leaders agree that it is the best practise to always agree with cv :mrgreen: )

[editado]A melhor prática é esquecer das melhores práticas.[/editado]

“You will be annoyed as well if you pin your hope for project success on finding Holy Grail practices that will endow you with grace and prosperity. You may be thinking of certain practices that you think must be best, and getting ready to throw them at me like Pokemon warriors from your collection” James Bach´s

Santo Graal e pokemons, não sei o que pensar do cara que enxerga um padrão como o pikachu. Bom não uso muito padrões, qual o pensamento de quem realmente usa sobre a citação acima? :roll:
No meu ponto de vista usar soluções “comprovadas” é uma ótima quando não se tem muito tempo para pensar a respeito. Com os prazos estreitos de hoje em dia é válido aplicar algo que não foi publicado (divulgado etc e tal) por acaso ao invés de perder um tempão pensando a respeito (isso não vai me tornar um ser irracional…eu posso gastar meu tempo pensando em coisas mais importantes).
O que vocês acham? :roll:

[quote=Sami Koivu]Muito Carlos-esque. Muito interessante. Eu concordo.

(The industry leaders agree that it is the best practise to always agree with cv :mrgreen: )

[editado]A melhor prática é esquecer das melhores práticas.[/editado][/quote]

Pode ser. Mas e quando você tem que fazer algo pra ontem e como o universo está conspirando a seu favor você conhece um padrão que se encaixa perfeitamente no contexto porque não aplica-lo (e somente nessa vez poupar um tempão pensando em algo)? :thumbup:

Bom,

Acho que o ponto mais importante, e estressado pelo autor foi:

[quote]“By this I mean there is no practice that is better than all other possible practices, regardless of the context.
[/quote]

A palavra “context” foi usado uns 16 vezes no texto.

-Sami

[quote=Java Vinicius Machine][quote=Sami Koivu]Muito Carlos-esque. Muito interessante. Eu concordo.

[editado]A melhor prática é esquecer das melhores práticas.[/editado][/quote]

Pode ser. Mas e quando você tem que fazer algo pra ontem e como o universo está conspirando a seu favor você conhece um padrão que se encaixa perfeitamente no contexto porque não aplica-lo (e somente nessa vez poupar um tempão pensando em algo)? :thumbup: [/quote]

Certo, certo. :smiley: É por isso que eu adicionei aquela “A melhor prática é esquecer das melhores práticas.” Não sou contra padronização, somente contra generalizar demasiadamente.

-Sami

Tem alguns projetos que de vez em quando eu prefiro usar “Gambiarrras” ao invés de boas práticas!

Sei lá, as vezes vc tem 7 DAO’s no seu projeto, ai eu pergunto! Para que criar uma Fábrica de DAO?

Suponha que vc tem 8 actions no seu projeto que precisa de algumas dependências! Tenho um caso onde prefiro usar alguns if’s do que usar IoC!

Essas aspas ao redor de “gambiarras” foram muito bem escolhidas, Thiago. Desde quando escolher nao usar uma factory pra tudo, ou usar IoC num projeto pequeno eh “best practice”? :wink:

O ponto todo do post do cara eh que, sem o contexto associado, nao existe melhor pratica. No contexto de uma aplicacao que so tem 7 DAOs, vale mais a pena gastar o tempo livre se livrando deles do que escrevendo uma DAO Factory, nao acha?