rafoli
Agosto 2, 2007, 5:03pm
estou querendo comprar um livro, apenas um, sobre padrões de projeto, daí surgiu a dúvida em relação a:
1 - Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software
2 - Head First Design Patterns
O segundo tem em português, alguns criticam a sua tradução, caso vcs acham esse livro em portugues bom minha dúvida fica entre o 1° e o 2° traduzido
obs: caso tenham outros livros sobre padrões de projeto em mente, podem indicar
abraços
Ratao
Agosto 2, 2007, 5:06pm
Tenho o segundo livro, a tradução tem sim alguns erros, mas o livro eh muito bom e de fácil entendimento. Não me errependi de ter comprado.
fabiel
Agosto 2, 2007, 5:15pm
pra mim o melhor eh esse: Head First Design Patterns
Ja ouvi falar muito bem do segundo, pesquise no GUJ existe discuções sobre esses livros
Abraços
Eu tenho esses dois livros.
O primeiro é o clássico, mais completo e mais teórico.
O segundo é mais didático, prático e fácil de entender.
Se você está começando a aprender sugiro o segundo.
Voto no primeiro.
Excelente escolha pro nome do topico inclusive :twisted:
O que não gosto no Head First são as abstrações Pizza.java, Carro.java e coisinhas desse tipo, porém, a didática é fenomenal. Vale a pena sim.
O GOF é conceitual e os exemplos estão em diagramas e SmallTalk, então, faça a sua escolha.
Eu indico o segundo, por ser mais fácil de entender.
A maioria dos exemplos é em C++.
Respondendo a pergunta: tenho o segundo e pretendo comprar o primeiro, o segundo é legal, mas bem prolixo… leitura de final de semana, é recomendável ler um capitulo inteiro de uma só vez. :D.
Ou seja depende do seu tempo e nível. Se for completamente iniciante no conceito recomendo o segundo, se já sabe algo e pretende somente fazer consultas rápidas ou estudar o assunto mais profundamente o primeiro, sem dúvida.
Tenho o segundo Head First Design Patterns
Bem didático…realmente tem alguns probleminhas de tradução mais nada que comprometa