Bom,estou estudando Java por meio do (Programação com Java-Uma introdução abrangente),do Herbert Schildt & Dale Skrien. O livro é bem completo e didático. Porém,sinto que estou evoluindo devagar(talvez seja apenas minha ansiedade). Eu até compreendo bem os conceitos,mas na hora de executá-los eu travo,ou até consigo tentar,mas dá errado e eu corro atrás de rever os tópicos do livro e exemplos(e aí eu consigo). Depois de repetir alguns exemplos até a exaustão ontem,eu já consigo fazê-los sem ter que adaptar algum outro código,mas fico pensando o quanto será cansativo,se o restante do livro for a mesma coisa.
Minhas perguntas são:
1.Como faço para absover melhor as informações? 2. Copio as informações? 3. Faço anotações? 4.Como vocês estudam por meio de livros?
Aprender dói meu caro… E dói MUITO. Programar não é uma tarefa fácil e não é, de forma alguma, para qualquer um. É assim mesmo. Vc vai sofrer no começo e quando achar que sabe algo, vai ver que não sabe nada… Mas não se desespere! É assim com todo mundo normal… Nossa área é ingrata, as coisas mudam constantemente… A cada esquina um framework hipster mais “poderoso” que o outro… Eu sinceramente sempre acho que se deve focar primeiro em aprender o básico de algoritmos direito, depois se preocupar com uma linguagem e depois ir para tópicos mais avançados como análise e projeto de algoritmos e estruturas de dados. Em relação às suas perguntas:
1.Como faço para absover melhor as informações?
Eu coloco em prática.
2. Copio as informações?
Porque não? Se você ainda não sabe, copie e tente entender. Rascunhe, use papel, faça anotações (pergunta abaixo).
3. Faço anotações?
Sim
4.Como vocês estudam por meio de livros ?
Eu foco no que eu preciso ou quero aprender, dependendo do livro. Se vou dar uma disciplina sobre um assunto, eu tento destrinchar o livro texto da mesma, tentando ajudar meus alunos. Livros para aprender são aqueles que tem vários exercícios para colocar as coisas em prática. Há livros de linguagens que não possuem exercício, eles tem o trabalho de te explicar como é a linguagem, qual seu funcionamento, sua API principal e o resto, você que se vire. Outros livros tem uma abordagem mais didática… Eu particularmente não gosto dos livros do Schildt… O de linguagem C é um desastre, pelo menos a edição traduzida. Se vc quer aprender Java te recomendo o Java Como Programar. Para mim é a melhor porta de entrada, pois tem inúmeros exemplos, uma tonelada de exercícios, uma ótima tradução e diagramação.
Se tiver interesse, eu estou gravando minhas disciplinas para o próximo semestre e deixando os vídeos públicos. Os vídeos não são nem estão perfeitos e as vezes a gente fala uma bobagem ou outra, tem uns momentos de confusão mental, ainda mais com o cansaço incessante de trabalhar em casa, cuidar da família, cuidar da casa, mas pode ser que lhe seja útil… Enfim, se quiser, dê uma olhada:
Playlist da Disciplina de Construção de Algoritmos e Programação (linguagem C) (gravações terminadas)
Playlist da Disciplina de Estruturas de Dados (gravações em progresso).