Estudante indiano desenvolve sistema de armazenamento em papel

Antes se passava do papel para o HD…

[quote=tecnologia.uol.com.br]23/11/2006 - 12h25
Estudante indiano desenvolve sistema de armazenamento em papel

Da Redação

Um estudante indiano da região de Kerala diz ter inventado um sistema de armazenamento ecologicamente correto baseado em papel, que é capaz de compatar de 90 a 450 GB de informação em um único disco.

Sainul Abideen, de 24 anos, disse que o segredo de sua invenção, que ele chamou de “Rainbow Versatile Disc” ou RVD, é usar formas geométricas como círculos, quadrados e triângulos ao invés de zeros e uns, como na compactação tradicional.

Em uma demonstração no laboratório de sua faculdade, Abideen apresentou um pedaço comum de papel de aproximadamente 26 cm² que continha 432 páginas armazenadas, lidas por um scanner. Um correspondente da Arab News presente ao evento disse que viu um vídeo de 45 segundos lido de um pedaço de papel comum.

Para Abideen, as vantagens de seu RVD são evidentes. Ele é barato ?custa um décimo do preço de um CD e ofereceria capacidade de armazenamento 131 vezes maior?, e é ecologicamente correto, já que não usa materiais poluentes como os policarbonatos.

O estudante agora trabalha em um leitor RVD que seja compacto o suficiente para ser usado em laptops, além do desenvolvimento de um cartão SIM no padrão RVD que permitiria o usuário a salvar até 5 GB em seu celular.

Abideen é ambicioso, e diz que sua idéia principal é chegar a um banco de dados com quase 123,60 Petabytes de capacidade. No papel, literalmente.
[/quote]

link: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2006/11/23/ult2870u199.jhtm

uhahuauhahu q da hora rsss, realmente antes se passava do papel pro HD, mas eu acho q nao vinga nao, só se tiver uma otima empresa bancando os estudos, se bem q na india é bem capaz de um bom patrocinio, diferente do Brasil :frowning:
Bom, vamos ver no q dá, mas a idéia é bem interessante :wink:

hehe q louco!! papel é biodegradavel e não pode nem ver umidade q já era po como ele trata isso será??? não entendi :slight_smile:

“fez backup?” vira “tirou xerox?”

essa da xerox foi sensacional… :stuck_out_tongue:

Putz, as possibilidades são enormes.

Isso é uma espécie de código de barras PDF (que guarda arquivos) com muito mais possibilidades.

Imagine só o seu cartão de visita, com um PPT de apresentação da empresa?

E se o leitor for barato e virar padrão, já estou até vendo o carinha na rua de dando um papel com a propaganda da “casa de serviços” aonde você pega o papelzinho e coloca no computar para ver o naipe das “modelos”. A utilização disso para marketing são enormes.

http://sainul.tripod.com/

olha o visual da criança!

[quote=tmoretto]http://sainul.tripod.com/

olha o visual da criança![/quote]

ASuihASIUhaSIahSiuh

[quote=Paulo Silveira] “fez backup?” vira “tirou xerox?”
[/quote]

hAISUhAISUhASIUhASU²

Interessante a tecnologia. Mas eu axo o seguinte… ninguem vai abrir mão dos hd´s e etc… pra armazenar em papel não… princilpalmente da questão da durabilidade a qual já foi citada. Pode até pegar como mídia removível… mas ja pensou:

Droga, Rasguei meu Pen Drive.

Ou ainda a mensagem de erro:

Papel preso na bandeja um da unidade de RVD. Por favor remova o papel para que a impressão (digo, gravação) continue.

^^

Axo q nao ia dar mt certo nao xD
Mas vai saber neh!

Ps1: E cá entre nós… Rainbow Versatile Disk?
Que coisa… hum… meiga haushasuhas

Vamos pensar mais amplamente, esquece HD e etc…

Pense na embalagem do sucrilhos do seu filho com um joginho, pense no folheto de explicações de como funciona o produto com uma versão multimida do mesmo, pense na propagando que você recebe no sinal de imóveis que você põe no computador e ver um modelo em 3D…

Informação binaria impressa em papel já existe a um bom tempo, mas nesse caso a capacidade é o fator inovador.

A GM por exemplo, na porta do seu carro têm uma etiqueta cheia de quadradinho que se você passar o scanner “PDF” você saberá todas as informações do seu carro como modelo, motor, lote e etc…

http://www.makebarcode.com/specs/pdf417.html

“formata o driver!” vira “passa branquinho!”
:smiley:

"passa branquinho"
ahuahauaaahuauaha

imagine você chegar numa loja e pedir

-me vê um HD…

e vem uma moça com um pacotinho de 100 folhas de A4 :stuck_out_tongue_winking_eye:

[quote=tmoretto]http://sainul.tripod.com/

olha o visual da criança![/quote]

Dêem uma olhada no currículo do cara. Posso ter me enganado no inglês, mas o cara é Bacharel em Zoologia, além claro de outras graduações e pós-graduações.

uhaua bigodinho de cobrador… do cara uhauhha! mais boa ideia… mais so esperar para ver …

Acho q durabilidade não é e nunca será o problema. Tendo em vista q um hd de papel pode possuir isolamento à vácuo, etc. Coisas como oxigênio, humidade, etc, não deixariam uma idéia tão boa ir pro lixo lol.

Creio que o objetivo é que seja uma midia removível tal como o CD/DVD.

IMO a tecnologia que vai substituir o HD vai ser memória Flash.

Estão esquecendo que existe inúmeros tipos de papel… e tem aquele “papel” meio plastico que dura mais… e este sim dependendo do plastico pode durar uns 500 anos… não sei se o HD consegueria… mas pode ser plástico, vidro, metal, apenas tem que estar lá a informação…

O problema é fazer o format… ai que a coisa complica… mas isto não interessa… pois a funcionalidade como pendisk ou HD acho que não se aplica a este formato… isto é mais gravou uma vez ta gravado e já era!

Como já foi dito no marketing isso sera uma revolução…

Mas também nos backups creio q também será… justamente por poder se utilizar outros materiais mais resistentes…

Agora a minha coleção de DVDs vou guardar em rolos de papel higienico… e quando não quiser mais o filme… limpo a bunda com ele :smiley:

Já to vendo o que vou poupar em midia… agora é só papel higienico e do mais baratinho, são 40 metros frente e verso :twisted:

Mas os melhores filmes vou gravando em lajotas, e colocando na parede do banheiro… assim poupo em espaço e menos caixinhas para guardar DVDs… :lol:

E imagina isto também sendo gravado em tecidos… mais oportunidades…

Lingerie com Kamasutra 3D!!!

Hmmm… tá…
Onde o cara arrumou uma impressora que dá uma resolução dessa? Será?

acho que a midia é indiferente ! tanto faz se é papel, plastico, ou qualquer outro tipo de material, o importante é como as informacoes estao gravadas.
Mas a meu ver nao existiria HD dessa forma, pois a midia parece ser read only independente do material.

Voltaremos ao cartão perfurado?

Não, será papel desenhado! Isso é muito surreal.