Estudar Banco de dados

Bom dia pessoal. Todos bem?

Eu estou em um momento tenso, sem saber pra que lado seguir e gostaria de opiniões de quem já tem conhecimento.

Eu gostaria de saber se a área de Banco de dados é muito difícil de se conseguir trabalhar.
Eu não sou formado e não falo inglês, eu consigo aprender e trabalhar somente fazendo cursos tipo os da Udemy e etc?

Me falaram que sem um background de programação eu não conseguiria, não é recomendável iniciar direto em SQL por exemplo, sem antes ter uma experiência boa em PHP ou qualquer outra linguagem back-end.

Aí beleza, eu ia começar a estudar PHP e me disseram que era ‘perda de tempo’, pois hoje em dia é muito mais recomendável estudar JS. Se eu optasse por PHP de qualquer jeito eu ia ter que estudar JS depois, então era melhor já partir pra JS e depois pensar em Bancos de dados.

E nisso eu só fico perdido, sem saber o que fazer.
Tenho medo de estudar Banco de dados e meio que ser a toa. Estudar e parar por aqui pq não vou conseguir nada por não ser formado e etc.

O máximo que consigo aqui na cidade é um tecnólogo em Bancos. Só isso.

Defina primeiro, quer trabalhar como DBA, AD, desenvolvedor?

No geral inglês seria o item prioritário.

Eu me interesso por DBA.

Inglês vai ser muito importante.

O banco de dados mais utilizado em grandes empresas é o Oracle, então faz curso relacionado a administração de banco de dados Oracle.