Executar comandos em um programa continuamente pegando resultado !?

Senhores preciso da ajuda e saber se e possível , eu preciso executar um programa no shell do linux e apos executar preciso pegar o resultado do comando e monitorar e caso o resultado seja X executar outro comando e por conseguinte outras interaçoes !

Seria possivel fazer isso ? Abrir um programa feito em shell ?

Dá uma olhada no exec

darlan_machado obrigado por respondes , vejo que voce sempre tem respondido a todos com muita rapidez e sempre muito prestativo !

Apos voce mandar essa dica eu fui ler sobre o exec e o shell_exec e acabei optando pelo shell_exec pois ele retorna a saida completa em uma string por padrão sem eu precisar usar outras funções ! bom mas mesmo apos alguns testes eu nao consegui interagir com o programa que estou executando meu problema esta em que o shell_exec executa o comando e sai mas o programa que vou executar apos ser executado aguarda um interação ou seja quando eu executo ele o return e 0 e fiquei sem saber o que fazer voce pode ajudar com algum material onde eu tenha esse resultado de executar uma aplicação no shell e aguardar e apos executar outro comando dentro ainda da aplicação executada ???

Ou seja eu vou abrir um programa no shell e executar comando dentro dele !

Antecipo minha gratidão por sua resposta ou de qualquer pessoa que possa me ajudar !

darlan_machado apos falar com você cabei achando a função “proc_open” você tem algum material ou exemplo dela ?

www.php.net tem toda a documentação com exemplos para php. Eu acho até mais interessante que a documentação do java.

darlan_machado estou lendo um material sobre proc_open mas nao entendi eu acho muito bem sobre o pipe, seria ele um ponteiro para leitura e escrita ? como faço para acessá-lo durante uma execução ? voce teria um exemplo para eu ver pois o dos site nao entendi como seria isso apos a execução !