Exercicio de Diagrama de UC

então estes dias fiz uma prova que tinha o seguinte exercicio:

Em um estacionamento tem um funcionario que cadastra as entradas dos veiculos quando estes entram e calculam o valor de permanencia e da baixa qdo eles saem, para cadastrar tal veiculo é primeiro verificado se o mesmo ja existe no bd e caso não exista é incluido um novo veiculo.

gostaria de saber se esta correto o diagrama que fiz…
eis o diagrama que eu fiz:

Na minha opinião o diagrama está correto. Tanto o uso do extends quanto o do include ficaram bons. Só acho desnecessário incluir o ator Veiculo. Na verdade, acho que não deveria existir, pois não é um ator. Não interage com o sistema.

Eu mudaria alguns nomes dos casos de uso.

Cadastrar Veiculo ficaria Cadastrar Entrada. Verificar Existência do Veículo eu manteria. Incluir Novo Registro eu trocaria para Cadastrar Novo Veículo. Registrar Saída eu manteria.

Sem ler o texto, só vendo o diagrama, fica um pouco complicado porque alguém que não sabe o que o sistema deve fazer pode pensar que toda vez que um veículo vai entrar, ele deve ser re-cadastrado (o que eu acredito não ser verdade).

Mas a disposição e a ideia ficaram legais.

Abraço.

[quote=Andre Brito]Eu mudaria alguns nomes dos casos de uso.

Cadastrar Veiculo ficaria Cadastrar Entrada. Verificar Existência do Veículo eu manteria. Incluir Novo Registro eu trocaria para Cadastrar Novo Veículo. Registrar Saída eu manteria.

Sem ler o texto, só vendo o diagrama, fica um pouco complicado porque alguém que não sabe o que o sistema deve fazer pode pensar que toda vez que um veículo vai entrar, ele deve ser re-cadastrado (o que eu acredito não ser verdade).

Mas a disposição e a ideia ficaram legais.

Abraço.[/quote]

bem pelo enunciado toda vez q um veiculo entrar ele deve ser consultado na base para ver se deve ou não ser recadastrado…
por isto que eu pensei em usar o extends no incluir novo registro… mas de qual forma ficaria melhor então?

Correto, o ator Veículo NÃO PODE estar representado aí pois não interage com o sistema.

Verdade, sem ler a descrição do caso de uso fica difícil analisar, eu mudaria o nome do caso de uso Cadastrar Veiculo para Registrar Entrada.

Na vida real esses sitemas de estacionamento não cadastram o veículo, apenas registram a entrada e nessa entrada é adicionado a placa do carro, lógico que falo isso sem ver a documentação.

Espero ter ajudado,

Abraços!

Pra que simplificar se podemos complicar certo?

Eu vejo um ator: Funcionário

E 3 casos de uso: Cadastrar Veículo, Registrar Entrada e Registrar Saída

Casos de uso são direcionados ao usuário e não a solução técnica. O problema é que se você colocar a resposta de maneira simples como coloquei aqui seu “professor” vai dizer que está simples demais, não usou include/extend e por isso está errado.