Se eu entendi direito então tu está falando de um array de strings, onde na primeira posição eu poderia ter “asidjasidkasmsa” e na segunda “asidjaidiasjdao” e tu quer exibir as 4 primeiras letras e as 4 segundas letras de todas as 10 posições. Certo?
Se for o caso, o jeito que tu declarou o teu “array” tá bem complicada. (Se o teu array for “lista”, né.)
Porque? Bom… Porque “lista” é uma string… que vai jogar sequencialmente todos os caracteres e não vai distinguir quais/quantos foram colocados da primeira vez ou da segunda ou assim por diante.
Como (eu) resolvi essa desorganização e arrumei as posições:
String[] lista = {"0","1","2","3","4","5","6","7","8","9"};
//declarei e instanciei um VETOR de strings (e não "uma string só") com 10 posições.
Outra coisa, se tu vai ter um método para colocar valores, outro para fazer a busca, outro para calcular qualquer coisa (sei lá) e etc, a declaração do teu vetor não pode ficar dentro de lerVetor(), tem que ficar global e ser estática, para poder ser vista e alterada por todos os métodos.
Tá, ok. transformei tua string num vetor. E agora, como tu vai jogar o que a pessoa escreveu no JOptionPane para dentro desse vetor? Não dá mais para usar lista += letra + "\n";.
Assim:
lista[i] = letra;
Pronto, resolvido. Agora ele está colocando cada string em uma posição. Legal, agora ficou fácil. Usa o método que o cara ali de cima colocou e tá pronto:
letras.substring(0,4);
letras.substring(4,8);
Acabei me enganando e fazendo das primeiras e ultimas letras. Agora to com preguiça de desfazer então vou te mostrar assim mesmo. Meu método ficou assim:
static void exibeletras() {
String primeiras;
String ultimas;
for(int i = 0; i<lista.length; i++) {
try {
primeiras = ("["+i+"] = " + (lista[i].substring(0, 4)) + "\n");
ultimas = "["+i+"] = " + lista[i].substring((lista[i].length()-4), lista[i].length()) + "\n";
JOptionPane.showMessageDialog(null, "4 primeiras: "+primeiras +"\n 4 ultimas: "+ ultimas);
} catch (StringIndexOutOfBoundsException e) {
System.out.println("");
// 4 posições ou (tamanho-4) posições podem ser valores inválidos no teu array se a tua string for pequena demais...
}
}
}