Existe alguma vantagem no uso do linux para desenvolvedor? (resolvido)

Olá,
Estou iniciando meus estudos no Alura, seguindo a trilha Java.
Quero saber se o fato de usar alguma distro linux pode me ajudar em meu desenvolvimento como desenvolvedor?
O fato de ser gratuito, hoje, já não importa tanto, pois no meu caso posso instalar o Windows 10 Pro gratuitamente também.

Caso seja interessante usar linux qual distro vocês recomendam? Vejo que o pessoal do Alura utilizar Mac nos cursos, porém se fossem usar linux qual distro vocês usariam, levando em consideração a estabilidade.

Tenho um i5 com ssd e 16 de RAM, logo da pra rodar qualquer sistema.

Na minha opinião: Eu utilizo o Linux Mint, no meu caso ele foi o melhor que achei para desenvolver, as IDE’s pararam de travar mais, em comparação ao Windows ganhei uns 90% de melhoria e mais rapidez.
Link: Linux Mint

1 curtida

Algumas distro Linux tem um objetivo bem definido… no caso para uso p/ desenvolvimento (JAVA) seriam mais as distros para desktop users … como o Ubuntu por exemplo que tem tido uma ótima aceitação.

O Linux por sí só já consome menos recursos da máquina. No seu caso não faria diferença mesmo entre Windows e Linux, ai seria só por gosto.

Eu uso Ubuntu no meu note pelo fato de ele gerenciar melhor meu hardware (i7 8GB RAM) e também porque gosto de ter gerenciadores de downloads a disposição como o yum ou apt-get.

Outra coisa é que prefiro os comandos da shell linux doque o command do windows…

http://www.ubuntu.com/download/desktop

:wink:

1 curtida

Você acha mais produtivo com qual interface (mate, Cinnamon, KDE) e que seja mais estavel?

1 curtida

ai pode ir pelo gosto, mas como vc nunca usou eu recomendo a KDE. com o seu hardware é potente é como o amigo falou acima, não fará diferença kkk, o Ubuntu não deu muito certo para mim por causa da interface “mais pesada”. ai na hora de desenvolver percebia um pouco lento, mas quando eu fizer upgrade no meu PC ai tanta faz kkk

Aqui tem uma lista dos Linux mais baixados recentemente:
http://www.superdownloads.com.br/linux/utilitarios/distribuicoes-linux.html

Como uso o Ubuntu vou acabar puxando a sardinha p/ ele… a interface gráfica é bem interessante, uma pena que o nosso amigo @JeanJavaMan teve problemas.

Ele uso o Unity … e é bem prático e interessante visualmente.

https://unity.ubuntu.com/

Abs

1 curtida

Sim kkk no meu caso tive problemas com o uso da interface na parte de desenvolvimento kk também meu pc não e lá essas coisas kkk, mas pela potencia do nosso amigo ai, para ele qualquer um tanta faz kk

1 curtida

Eu já usei o Ubuntu e gosto bastante, mas particularmente me adaptei melhor com o Fedora + Gnome, também sou desenvolvedor Java e utilizo o Linux como Sistema Operacional padrão, quando preciso de algo específico do Windows uso uma máquina virtual com Windows 10 no VirtualBox. Minha dica é: instale o VirtualBox e baixe as principais distribuições, teste-as separadamente e veja qual lhe agrada mais.

Bom, eu posso falar como foi pra mim, e aí você tira suas próprias conclusões.

Nos meus primeiros empregos eu usava Windows por exigências da empresa, na primeira vez que eu pude escolher o SO que eu queria trabalhar, eu resolvi ir de Ubuntu (porque tinha pouco conhecimento de Linux, ouvia muita gente falando da produtividade e queria ver se sentiria o mesmo).

Eu tive bastante dificuldade no começo pelo costume que eu tinha com o Windows, mas fui insistindo e pegando gosto pela coisa até o dia em que eu fui obrigado a trabalhr com Windows de novo.

Pra configurar a máquina eu tive que baixar um executável do git, instalar, marcar uma configuração pra poder usar ele via cmd e tudo mais, quando no linux isso era um simples sudo apt-get install git e pronto.

O mesmo vale pra maven e uma série de ferramentas que nós costumamos usar, principalmente se trabalhamos com Java que é onde eu mais tenho experiência.

Sem falar em outras coisas chatas como o Windows não deixar você deletar certos arquivos, mesmo com permissão de administrador.

Pequenos detalhes assim me fazem preferir muito mais um ambiente linux pra desenvolver. Pode parecer bobo mas pra mim o trabalho flui muito melhor com toda a flexibilidade que o terminal do linux me dá.

Mas no fim é aquilo, questão de gosto. Conheço excelentes desenvolvedores que tentam me convencer a usar Windows até hoje.

3 curtidas

Instalei o Ubuntu 14.04 (para ter mais estabilidade). Obrigado a todos.

2 curtidas

Uma das vantagens de se usar Linux é o constante desafio, nem tudo é usual ou tão ‘enlatado’ como no windows.Muitas vezes precisamos pesquisar muito para fazer coisas como instalar alguns drivers, modificar arquivos, e com isso se acaba descobrindo mais sobre como funcionam os Sistemas Operacionais e os computadores em geral.
Só pelo desafio já vale a pena tentar usar Linux.
Eu uso o Ubuntu faz algum tempo, achei muito melhor para usar git,java e programação web em geral.

Eu gosto dos ambientes que o Kubuntu proporciona, acho que em termos de customização ele é mais flexível.

uma baita de uma máquina essa, com ela você não vai ter problemas de performance com nenhuma das opções, então vai do que você gostar mais…

Particularmente gosto do windows 10 e do ubuntu com o xfce (ele é bem leve, uso muito VM, além de ser prático de usar, somado as facilidades do ubuntu).

Não gostei muito da unity

pode ressuscitar a tread?

Tanto faz. Se vc quiser ter uma vida mais tranquila, use o windows mesmo.

No trabalho eu uso linux porque o antivírus varre os deployes. Dai um simples deploy no tomcat demora 5 minutos. No linux, não tem antivírus, não tem problema.

Em casa eu tenho um i5 com 8G e 2 SSDs: um pro linux e outro pro W10. Em questão de velocidade, não tem linux que bata o windows 10. Se vc não entulhar o sistema com porcarias, tipo antivírus, vc tem uma máquina excelente para desenvolver. Como a interface do Windows ẽ mais madura que as do Linux, vc vai ter bem menos problemas com travamentos.

Sem falar que todas as ferramentas opem source rodam no Windows as fechada não rodam no linux. Ah, o chrome e o firefox também funcionam melhor no windows.

Bom, mas o melhor a fazer é experimentar os dois.

Eu estive num vai e vem entre Windows e Ubuntu nesses último 5 anos. Mas até agora no inicio de 2016, eu não usava o meu note para desenvolvimento (estou começando agora com estudos em JAVA e Ruby).
Eu estava com o Windows 7 instalado, comecei meus estudos e esbarrei em MUITOS problemas. Programas que não rodavam, constantes erros enquanto rodava outros programas. Talvez tenha sido azar da minha parte, mas depois de gastar 2 dias inteiros e muito stress (principalmente por erros de .DLLs que nem mesmo o pessoal da Microsoft sabia exatamente como resolver), sem conseguir sair do lugar, tive a certeza: vou voltar para o Linux. Dessa vez para ficar.
Instalei Ubuntu 14.04, até agora pude me concentrar TOTALMENTE nos estudos e testes, porque tudo que eu preciso instalar e configurar, consigo fazer sem problemas. Qualquer dúvida que surge, basta dar uma rapida pesquisada no Google e consigo resolver.
Como minha experiência com WIndows tem sindo insatisfatória a bastante tempo, eu diria: vá de Linux.
O único motivo de eu não ter me decidido antes em relação a ficar no Ubuntu, era a placa de video do meu note (Dell Inspiron R15). Volta e meia dava algum erro. Mas agora com tudo atualizado, ela esta rodando que é uma maravilha!

Estou algum tempo pesquisando sobre qual o melhor linux para programação JAVA. Acabei de crê que vai de cada um. Pois tem que ter a facilidade de utilizar o linux, e saber como configurar o seu ambiente de desenvolvimento. De fato o Android Stuido roda 100% no linux, quanto no windows o uso da memoria aumenta muito rápido.
Na minha opinião as novas versões do Ubuntu estão muito ruins “Ver.15.0+”. Estou usando o Linux Oracle para o banco de dados e não tenho problema algum, ele só não cria serviço de inicialização. Então se usa o Jboss, opte pelo CentOS. Em contra partida hoje estou usando o linuxMint, não tenho nada a reclamar até o momento, mas uso cada sistema para um determinada função. E sabemos que windows será sempre nosso aliado indireto.