Linux: Como formatar pendrive com imagem ISO?

olá, galera

instalei um linux mint na máquina via USB bootable (ou seja dei boot pelo pen drive que continha uma imagem ISO do sistema operacional)_

Agora preciso reutilizar o pendrive para outras coisas, mas não consigo formata-lo, depois que instalei o ISO no pendrive parece que ele ficou em “modo somente leitura”. Já tentei usar o Gparted, mas ele diz que o USB está em uso. Tentei o fdisk por linha de comando, mas ele da a mensagem
mkdosfs: unable to open /dev/sdb: Device or resource busy

Pelo Gparted você precisa “desmontar” o pendrive antes de realizar a formatação, clica com o botão direito no pendrive, vai em desmontar, e tenta novamente pelo Gparted.

A primeira coisa a se fazer é verificar qual dispositivo seu pendrive “virou” ao conectar ele em seu computador.

Esse comando vai ajudar a verificar isso: lsblk

Poste a saída dele.

@jrstefani, o tópico é de 2 anos atrás. Espero que o Rafael não leve 2 anos pra responder.

Abraço.

Pendrive nem se usa mais pela maioria das pessoas depois desse tempo.

@TerraSkilll como estava visualizando pelo celular, não havia notado que se tratava de algo de tanto tempo assim, falha minha. :wink:

Não seria tão preciso nessa afirmação, ao menos, eu não me enquadro nela…rs

Tranquilo. :+1:

Algo que notei no Discourse (sistema que o GUJ usa) é que a data das postagens acaba passando despercebida mesmo, e ele por padrão não avisa que o último post é antigo. Muita gente acaba postando em tópicos antigos por causa disso.

Abraço.

:metal: