Existe banco de dados melhor do que outro?

Olá, eu estou trabalhando com mysql no java, eu retendo também utilizar outras linguagens e trabalhar com o mesmo, mais eu gostaria de saber neste tópico se tem como dizer se um tipo de banco de dados é melhor do que o outro?

Depende do que você quer dizer com “tipo de banco de dados”. Por tipo de banco de dados eu entendo o modelo de dados que o banco usa: relacional, documentos, grafos, colunas, etc. Nesse caso, cada tipo de modelo é mais adequado de acordo com a situação, embora o relacional acabe sendo o mais utilizado por padrão.

Agora, se com “tipo de banco de dados” você quer dizer uma implementação específica de banco relacional, como MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server , etc., então a resposta é sim. Existem produtos melhores e existem produtos piores. No caso, o líder de mercado é o Oracle, porém ele é proprietário e acredito que a diferença somente seja perceptível em ambientes de grande demanda.

1 curtida

Ok, entendi mais oracle suporta mais dados que mysql?

Em termos de capacidade, tudo depende do tamanho do seu disco. Porém, o banco Oracle é muito mais escalável, isto é, a carga de processamento que o banco aguenta é maior.

1 curtida

Muito obrigado pelas informações :slight_smile: