Experiência no curriculo

Bem, nunca trabalhei na area, muitos dizem quando nao se possui experiencia profissional pode colocar projetos proprios.

Apenas projetos que roda em servidor online demonstra se possui experiência/conhecimento em “tal tecnologia” (colocar no currículo, debater sobre esse projeto em alguma entrevista, etc)?

Vamos a dois exemplo para tentar deixar bem claro a minha pergunta.

Primeiro exemplo:

  • Fazer projeto implementando os frameworks SpringBoot, JPA/Hibernate e banco de dados Mysql. Esse projeto será uma aplicação online, que ficará disponível na plataforma heroku.

Segundo exemplo:

  • Fazer projeto implementando framework JPA/Hibernate e banco de dados Mysql. Esse projeto não ficará online, apenas em meu local host em forma de console no java.

Quais dos projetos acima conta como experiência de projeto para colocar no currículo? O que roda online ou os dois?

Obs: Pergunta de Iniciante que está entrando no mundo dos frameworks em java e também algo para colocar na aba de experiência no currículo.

Maioria das pessoas dizem o que vale para demonstrar que você possui “tal experiência” numa tecnologia é aplicando o portfólio num servidor online.

Isso é muito relativo. Se a aplicação estiver disponível para ser apresentada em uma entrevista, pode até ser válido, mas acredito que ter o código fonte num github, por exemplo, para que seja avaliada a forma como foi implementado irá contar muito mais da experiencia do a aplicação estar rodando num servidor.

É aquela questão do quanto mais melhor, mas vc ter o código do projeto disponivel para que o avaliador veja, e vc consiga explicar as razões de ter feito o projeto de determinada forma, pode contar bem mais, na minha humilde opinião.

1 curtida

Ambos estarão no github. A diferença é, qual o melhor para se apresentar num curriculo em forma de experiência? Ou ambos são as mesmas coisa?

Desculpa por tanta perguntas. Agora que estou iniciando em framework e estou aprendendo JPA/Hibernate. Quero fazer projeto aplicando esse framework, mas sem a necessidade de rodar num servidor.

Entao ambos estao certo para se colocar no curriculo?