ExtJS 3.1

Olá pessoal,

Para quem usa a biblioteca ExtJS, no último dia 17 foi lançada publicamente a versão 3.1.
Dentre as principais mudanças, destaca-se a melhora no gerenciamento de memória para IE (espero que tenha melhorado para o Firefox tbm, ainda não testei).

Segue o link:

Change log:

[]´s

Tomara que tenham melhorado o comportamento dos layouts no IE também.

:slight_smile:

Sou um grandississimo fã do ExtJs. Acho o máximo a maneira como tudo se integra e funciona bem… na maioria das vezes né re re

O esquema de licença continua o mesmo né… :roll:

O ExtJS é o tipo de app que eu gostaria que o Google comprasse para liberar para nós. :smiley:

[quote=Ironlynx]O esquema de licença continua o mesmo né… :roll:

O ExtJS é o tipo de app que eu gostaria que o Google comprasse para liberar para nós. :D[/quote]

Temos que parar de querer tudo de graça…
Qual o problema de pagar $579 (este valor inclui suporte) para utilizar algo que vai gerar lucro para sua empresa…

[quote=bombbr][quote=Ironlynx]O esquema de licença continua o mesmo né… :roll:

O ExtJS é o tipo de app que eu gostaria que o Google comprasse para liberar para nós. :D[/quote]

Temos que parar de querer tudo de graça…
Qual o problema de pagar $579 (este valor inclui suporte) para utilizar algo que vai gerar lucro para sua empresa…[/quote]

Esse valor é bem barato para uma empresa pagar. E o suporte deles é ótimo também.

Essa questão ser de graça é relativa. Por exemplo, nós - desenvolvedores - não vamos pagar 1000 reais por uma licença. Mas pelo menos não precisamos baixar um piratão se quisermos dar uma olhada para aprender. A biblioteca está lá para quem quiser fazer o download e começar a brincar. E ainda temos acesso ao source, o que é ótimo!

Pelo menos as empresas pagam um valor bem barato, e o time de desenvolvimento tem verba para continuar a consertar os bugs e desenvolver novas features, já que este é o emprego deles. :slight_smile:

Portanto, não vejo problema em cobrarem um valor para uso comercial.

É claro que, se fosse de graça, seria melhor, mas temos que entender o lado deles também.

Nunca reparei nisso, mas alguém sabe se JQuery segue a mesma linha de licença do ExtJS? Ou é free?

jquery é totalmente free.

Oi pessoal, quanto a licensas.
O Ext é GPL, sendo assim, vc pode usar, mas sua app tem que ser GPL. Se quiser usar comercialmente, tem que comprar a licença. A aplicação que estou desenvolvendo no meu mestrado vai ser GPL, sendo assim, sem problema.
jQuery é free e opensource. GPL + MIT (http://docs.jquery.com/Licensing).

Minha opinião sobre a Ext é que é uma ótima biblioteca. Tem muita coisa útil, só ainda prefiro o jQuery para manipular o DOM. Um problema que vejo na Ext é que sempre saem bugfixes para o pessoal que paga, enquanto que para quem usa a versão aberta as novas releases demoram um pouco mais. Eu iniciei meu projeto com a versão 2.x. Quando saiu a versão 3.0.0 fui migrar e algumas coisas simplesmente pararam de renderizar da forma que estava na 2.x e um componente (StatusBar) começou a ser distribuido como extensão. Existia um guia de migração, então em uma hora consegui colocar tudo para funcionar de novo. O problema mais sério que vi foi a migração da versão 3.0.3 para 3.1.0 (a que anunciei no início). Os caras simplesmente mudaram a implementação do TreeSorter (o que fez minha aplicação parar de funcionar em uma parte) e o pior, a documentação continua explicando que o TreeSorter funciona da mesma forma que no 3.0.x (aqui http://www.extjs.com/deploy/dev/docs/output/Ext.tree.TreeSorter.html). A discussão pode ser vista aqui http://www.extjs.com/forum/showthread.php?p=420618#post420618.
Eu acho que o time deles precisava ser um pouco mais cuidadoso com esse tipo de coisa. Para resolver tive que criar um “patch” para a biblioteca. No mais, acho o uso da biblioteca muito vantajoso, visto que o desenvolvimento dos widgets a YUI 3 parece estar andando a passos lentos…

[]´s

[quote=Loiane][quote=bombbr][quote=Ironlynx]O esquema de licença continua o mesmo né… :roll:

O ExtJS é o tipo de app que eu gostaria que o Google comprasse para liberar para nós. :D[/quote]

Temos que parar de querer tudo de graça…
Qual o problema de pagar $579 (este valor inclui suporte) para utilizar algo que vai gerar lucro para sua empresa…[/quote]

Esse valor é bem barato para uma empresa pagar. E o suporte deles é ótimo também.

Essa questão ser de graça é relativa. Por exemplo, nós - desenvolvedores - não vamos pagar 1000 reais por uma licença. Mas pelo menos não precisamos baixar um piratão se quisermos dar uma olhada para aprender. A biblioteca está lá para quem quiser fazer o download e começar a brincar. E ainda temos acesso ao source, o que é ótimo!

Pelo menos as empresas pagam um valor bem barato, e o time de desenvolvimento tem verba para continuar a consertar os bugs e desenvolver novas features, já que este é o emprego deles. :slight_smile:

Portanto, não vejo problema em cobrarem um valor para uso comercial.

É claro que, se fosse de graça, seria melhor, mas temos que entender o lado deles também.

Nunca reparei nisso, mas alguém sabe se JQuery segue a mesma linha de licença do ExtJS? Ou é free?[/quote]

$579 por desenvolvedor pode ser barato pra uma empresa de pelo menos médio porte…mas não pra todas né :slight_smile: Micro e pequenas empresas (eu mesmo trabalhei em uma de 15 funcionários)

Mas ta certo, eu concordo com vc, tem o lado deles tb.

E a integração com JSF ? Como está?

Usei o basico de Ext em um projeto, achei muito bom…mas eu tbm acho que o JQuery ta mais redondinho não sei pode ser impressão minha sei la…

Quando se trata de manipulação do DOM realmente o jQuery mata a pau, mas em relação a componentes o Ext ganha tranquilamente. O jQuery UI tem muita pouca coisa.
[]´s

Não tem uma “integração” implementada. Se for usar JSF vc tem que ligar as coisas na mão. Não tem como fazer binding. Não acho que dê muito certo, entretanto não testei.

[]´s