Faculdade ou curso técnico?

Boa tarde tenho 26 anos e estou na dúvida de qual a melhor opção começar um curso técnico de informática ou faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas ou sistemas da informação, sei que o processo é longo penso em fazer o técnico para ter uma boa base prática de informática, e conhecimentos que iriam me ajudar na faculdade e a conseguir um possível estágio?

Faz faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. Em paralelo veja o que pedem as vagas de estágio e já estude por conta própria com livros ou cursos específicos.

Só uma dúvida o curso técnico não me daria uma base prática de informática, pois tem só um nível de usuário?

O que tem nesse curso técnico? A base de análise e desenvolvimento já vai ter na faculdade, além de ser um título superior. A parte prática você pode estudar por conta própria, em paralelo, com livros ou cursos específicos, de acordo com a demanda de mercado (vagas de estágio por exemplo).

Obrigado !

Só defina como você quer trabalhar, como usuário de informática ou como analista de sistemas.

Essa “base de informática” é o que pra vc?

É que tudo o que vc precisa saber pra ingressar no curso superior é coisas rotineiras como ligar e desligar o computador, abrir, criar e excluir pastas e arquivos, sabe, coisas assim.

Se vc fosse fazer o curso superior como sugeriu o @javaflex, quando vc começaria? No minimo na metade do ano, né? Aproveita esse meio tempo e estuda por tutoriais da internet mesmo pra vc já ir pegando o jeito.

Vc já tem noção de que tipo de coisas vc gostaria de fazer? Tipo, vc gostaria de criar aplicativos pra smartphones, sites, jogos, ou o quê?

Então essas coisas ligar o computador, criar pastas eu sei, mas por exemplo não tenho nenhuma noção de hardware, não sei usar o dos,por exemplo em um curso técnico, acho que eu pegaria uma noção geral e iria mais preparado para a faculdade, quero trabalhar com programação, e também no técnico acho que vou ter noção se é programação outra área, sou ainda bem leigo em muitas coisas, Li em alguns posts desse fórum e de outros, muita gente falando que vale a pena fazer o técnico antes da faculdade.

O DOS ninguém usa mais, vc deve estar se referindo ao Prompt de Comando.

Acho que vc está pensando que isso é mais complexo do que realmente é. Vc não precisa de um curso pra aprender.

Encontrei esse video em que o cara dá uma noção basica de alguns comandos, veja:

Aí o resto vc vai pegando aos poucos, sempre pesquisando por tutoriais.

O que eu acho é:

Se vc é o tipo de pessoa que aprende melhor estando num curso desse tipo, então beleza, vai fundo! É necessário? Não. Mas se é assim que vc se sente mais confortável, então ok.

Se o tempo que vc vai levar pra terminar esse curso antes de ir pra faculdade também não é um problema pra vc, ou seja, se vc tem tempo, dinheiro e disposição pra isso, então ok também.

Se vc fosse começar o curso, qualquer um dele, quando vc acha que começaria a estudar?

Eu começaria ano que vem estou pensando de fazer cursinho esse ano, Faculdade ou Curso Técnico? nesse post vi bastante gente falando que vale a pena fazer um técnico. Sim eu me sentiria mais confortável, ainda pelo conhecimento prático.

Você quer trabalhar em que profissão afinal? Sou analista de sistemas e não entendo nada de hardware.

Entendo qualquer coisa vou direto pra faculdade ou melhor seria então fazer um curso tipo na Caelum de programação, no caso antes ou junto da faculdade?

Os cursos quanto antes fazer melhor, se você estiver sem tempo ou dinheiro para fazer um presencial, você pode optar por um online.

Sobre fazer uma faculdade ou técnico: Não ter faculdade não é um impeditivo, mas com certeza facilitará ter um emprego em qualquer área ou cargo.

Como já foi dito aqui, se eu fosse você faria a faculdade de ADS e faria cursos online (eu prefiro) em paralelo.

1 curtida

Obrigado pelas dicas! Me fizeram poupar tempo