Fala pessoal! Tudo bem? Sou iniciante em Java e não consigo abrir o executável do meu projeto. Obs o projeto só contem a classe do Jframe, mas quando dou Clean and Build ele não abre fora da IDE (uso NetBeans). Conseguem em me ajudar?

21 respostas
java
W

Screenshot_1

21 Respostas

staroski

Como está fazendo para “abrir fora do NetBeans”?

W

Vou deixar o passo a passo do que estou fazendo aqui. Primeiro eu clico em “Clean and Build” para construir o projeto, depois vou até a pasta e tento executar.

Já vi em alguns vídeos no YouTube que o eu precisaria colocar o seguinte código no “pom.xml”:

org.apache.maven.plugins maven-jar-plugin 3.2.2 true lib/ caminho.da.sua.classe.Principal

Porém este código funciona em outros programas, mas neste não. Percebi aqui que talvez não estou descrevendo corretamente o caminho para a classe principal nesse código pom.xml nesse pedaço do código caminho.da.sua.classe.Principal, porém eu coloco classes.TelaGeniol da na mesma.

W

W

staroski

Como você “vai até a pasta e tenta executar”?
Está dando um um duplo-clique em algum arquivo, é isso?
Caso afirmativo, qual arquivo?
Se é um arquivo JAR, experimenta executar ele em linha de comando e aí mostra o erro que está acontecendo.

Um arquivo JAR não é um executável nativo do sistema operacional, ele é só um arquivo zip contendo classes e, se devidamente configurado, pode ser executado pelo Java.
Você tem um Java instalado na sua máquina ou somente no ambiente de desenvolvimento?

davidbuzatto

Eu acho que o “problema” dele é que é um projeto Maven e o pom.xml que o NetBeans gera não cria o jar “executável”. @Weslyo1O, você tem duas opções. Ou cria um projeto zerado do tipo “Ant”, que é outro sistema de build suportado pelo NetBeans (um irmão mais velho do Maven, podemos dizer kkk), copia seu código para lá e usa normalmente, assim o .jar gerado vai ser “executável”, ou então configura seu projeto atual para o Maven gerar o .jar “executável”. Manda o conteúdo do arquivo pom.xml que eu (ou o @staroski) ajusto ele e te envio de volta.

W

Sim seria um arquivo JAR sim, quando você diz “executar pela linha de comando” está se referindo a executar ele usando o CMD do Windows? Vou tentar sim e deixar aqui para você o Feedback.

W

Certo segue o conteúdo do arquivo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> 4.0.0 com.mycompany LeitorDePensamento 1.0-SNAPSHOT jar org.netbeans.external AbsoluteLayout RELEASE210 de.staatsbibliothek-berlin.hsp tei-jaxb 1.1.7 jar com.harium.etyl font 1.0.1 jar UTF-8 22 22 com.mycompany.leitordepensamento.LeitorDePensamento
W

Eu consegui por outro aqui para rodar, a única diferença era que não alterei o nome da classe que estou utilizando deixei no padrão que o NetBeans cria mesmo e alterei o pom.xml, vou deixar aqui os prints e o código pom.xml.

Código pom.xml:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> 4.0.0 com.mycompany SomaSwing 1.0-SNAPSHOT jar UTF-8 22 22 com.mycompany.somaswing.SomaSwing org.apache.maven.plugins maven-jar-plugin true com.mycompany.somaswing.TelaSoma

Screenshot_1

W

Tente executar pela linha de comando, já com o pox.xml alterado.

E tenho sim o Java Instalado assim com a JDK.

staroski

Tem certeza que esse é o conteúdo do pom?
Não tem nenhuma tag nele…

Experimenta postar o código aqui no fórum usando o botão </>.

W

Opa, acabei puxando outra informação ou apenas uma parte dele, vou deixar o correto abaixo.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<project xmlns="http://maven.apache.org/POM/4.0.0" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:schemaLocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0 http://maven.apache.org/xsd/maven-4.0.0.xsd">
    <modelVersion>4.0.0</modelVersion>
    <groupId>com.mycompany</groupId>
    <artifactId>SomaSwing</artifactId>
    <version>1.0-SNAPSHOT</version>
    <packaging>jar</packaging>
    <properties>
        <project.build.sourceEncoding>UTF-8</project.build.sourceEncoding>
        <maven.compiler.source>22</maven.compiler.source>
        <maven.compiler.target>22</maven.compiler.target>
        <exec.mainClass>com.mycompany.somaswing.SomaSwing</exec.mainClass>
    </properties>
       <build>
    <plugins>
        <plugin>
            <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
            <artifactId>maven-jar-plugin</artifactId>
            <configuration>
                <archive>
                    <manifest>
                        <addClasspath>true</addClasspath>
                        <mainClass>com.mycompany.somaswing.TelaSoma</mainClass>
                    </manifest>
                </archive>
            </configuration>
        </plugin>
    </plugins>
</build>
</project>```
staroski

Qual a diferença entre o com.mycompany.somaswing.SomaSwing e o com.mycompany.somaswing.TelaSoma?

W

Sou totalmente iniciante e pode ser que eu esteja errado, mas pelo que entendi e vendo aqui na IDE o “com.mycompany.somaswing.SomaSwing” se refere ao projeto inteiro porque “SomaSwing” é o nome do projeto e “com.mycompany.somaswing.TelaSoma” se refere a tela do Jframe que eu desenvolvi nesse projeto.

W

image

staroski

Dev ser por isso que teu Jar não executa, experimenta setar o exec.mainClass com o com.mycompany.somaswing.TelaSoma.

W

Não entendi muito o que você solicitou, desculpe, eu realmente sou bem iniciante, mas eu fiz um novo programa, configurei o pom.xml e abriu normalmente, a única diferença é que era um programa com menos imagens e configurações no JFrame, o que me faz pensar que pode ser algum elemento desses “bugando” o programa…

staroski

Na Tag exec.mainClass do seu pom.xml você usar o nome da classe que tem o método main.

W

Ah sim! Entendi meu amigo, vou fazer os testes aqui e depois dou o Feedback, mas muito obrigado até aqui, fico feliz em saber que a comunidade é forte assim :slight_smile:
Aproveitando a oportunidade você acredita que existe alguma vantagem em usar o NetBeans como IDE? Estou pensando em migrar para outra IDE para programar em JAVA, mas tenho essa curiosidade porque NetBeans é nativo da Oracle né…

staroski

Isso é algo pessoal.

A melhor ferramenta é aquela que até de suas necessidades e te faz sentir produtivo.

Trabalho com Java desde 2002 e nunca gostei do NetBeans.

Antigamente cheguei a testar outras vertentes do NetBeans como o “Fortè for Java” e o “Sun One Studio”, que era a IDE oficial da Sun.

Particularmente, não sou produtivo trabalhando com NetBeans.

W

Por esse fato de ela ser Nativa, imaginei que poderia já vir com algumas “Vantagens”.

Obrigado!

Criado 29 de maio de 2024
Ultima resposta 1 de jun. de 2024
Respostas 21
Participantes 3