Falando em Agile 2008 - ao vivo

Hoje (23) está rolando o evento Falando Em Agile 2008, realizado pela Caelum, com patrocínio de Yahoo!, Borland e globo.com e apoio de Heptagon, ThoughtWorks, Scrum Alliance, Sea Technology, Locaweb e Prova Digital.

Pela manhã houve a apresentação internacional de David J. Anderson, da Modus Cooperandi, falando de Kanban principalmente.

Depois do almoço uma palestra com o pessoal da Thoughtworks UK - Danielo Sato e Francisco Trindade, sobre as experiências da utilização e aplicação de metdologias ágeis na prática. E em seguida Adail Retamal, da Heptagon, falou de pensamento ágil (Agil Thinking) - usando Mind Maps (mapas mentais) etc.

Coffee-Break: A galera curtiu o belo café servido (bolo, sanduiche, refri, café e suco).

Foto histórica - galera old school do GUJ se reuniu para uma tradicional foto: Paulo Silveira, Caio Filipini, Daniel Destro, Rafael Steil, Luiz Aguiar e LIPE. Pena que o Luca e o Philip Calçado não estavam no local e ficaram de fora da foto. Somando a galera deve ter uns 30 anos de GUJ.

Neste momento, após o coffee-break, está rolando a palestra do pessoal da Sea Technology falando da experiência de doágil na Aeronáutica.

A palestra do pessoal da Sea Technology e Aeronáutica está bem interessante sobre a experiência de Agile no ambiente militar, além de bem divertida.


Há pouco acabou a palestra do José Papo, sobre contratação de projetos de software com agilidade e agora está rolando a última palestra do dia, do Guilherme Chapiewski - Globo.com, sobre lidenrança de equipes ágeis.

Amanhã tem mais!

Muito bom esse primeiro dia de evento!!!

Até amanhá :smiley:

Daniel,
tenho muito interesse neste evento, mas infelizmente não pude ir.
Sabe se alguma forma o pessoal irá disponibilizar vídeos das palestras?
Seria muito legal.

Abraço.

Esta tudo sendo filmado… provavelmente vão disponibilizar isso de alguma maneira em breve.

Olá

Muito bom o primeiro dia. O que mais gostei? A palestra do Guilherme Chapiewski foi excelente. Gostei também do Danilo Sato com uma palestra simples mas relevante. A palestra da SEA mostrou as enormes dificuldades de se trabalhar com contratos com empresas públicas e a seguir foi bom ver o José Papo falar de contratos.

Ah, se falou também sobre UML a cores, FDD, mapas mentais e outras coisas mais. São coisas que inegavelmente tem o seu valor mas que eu ainda não descobri o que podem ajudar em termos de agilidade.

Epa, deixaram o véio aqui de fora da foto dos dinossauros do GUJ.

[]s
Luca

A palestra que eu mais gostei foi a do pessoal da Sea Tecnologia, e por um motivo bem simples, eles foram sinceros! :slight_smile:

O evento foi excelente nesse primeiro dia e me fez voltar a acreditar que há experança!

Confesso que estava bem decepcionado pois tenho visto SCRUM virar modinha. E com isso, as empresas não estão adotando SCRUM pra
ficarem ageis, e sim pq tah na moda falar que usa SCRUM, pega bem. O resultado disso é que SCRUM tem sido implantado como um processo
guela abaixo dos funcionários e boa. De um dia pro outro a pessoa precisa começar a estimar por ponto, fazer um monte de reunião, começar
a falar um monte de termos um inglês e bla bla bla.

Esse evento por incrível que pareça veio num caminho totalmente ao contrário. O que mais eu ouvi e ganhei do evento foi que: “Não importam
os meios, o que importa é que no final vc seja ágil, entregue coisas com qualidade e que agreguem valor”. Ou seja, não importa se vc tah usando
SCRUM, XP, Kanban, Lean ou seja lá qual metodologia for, o que importa é ser ágil do jeito que a empresa melhor se adapta.

Por isso, voltando ao início do que eu falei, que eu achei a palestra do pessoal da SEA melhor. Eles falaram: “A gente estimou no começo em tempo
mesmo, a gente não sabia estimar em ponto”. Excelente, perfeito. To cansado desses puristas que ficam falando: “ah, tem que fazer isso, aquilo, aquilo outro, e no fim das contas ser ágil fica pra segundo plano, o que importa é usar SCRUM”

Parabéns, agora vamos ver as palestras de sexta!

Dica: quem usa nick no GUJ favor rabiscar com caneta no crachá. Eu não tenho idéia de quem são 50% dos que encontrei.

Segundo dia do ciclo de palestras e logo pela manhã houve as seguintes palestras:
Scrum em Ambientes PMBok - com Alexandre Magno, da Caelum
Scrum na Globo.com - com Danilo Bardusco, da Globo.com
Padrões para Introdução de Novas Idéias na Indústria de Software - com Daniel Cukier / Fabio Kon, do IME-USP

Depois do almoço começou a palestra com Daniel Wildt, da Dell, falando das “Experiências de um agilista em uma empresa global”.


Dúvida,

Quem participa desses eventos, nunca fico sabendo de nenhum.
Vocês não trabalham?

Tem algum lugar agregando a tag #falandoemagil do Twitter?

[]s

[quote=clodoaldoaleixo]Dúvida,

Quem participa desses eventos, nunca fico sabendo de nenhum.
Vocês não trabalham?

[/quote]

No próprio GUJ é possivel ficar sabendo de eventos relacionados que ocorrem.

Sim, a galera trabalha, mas existem empresas que investem na capacitação do seus profissionais.

[quote=clodoaldoaleixo]Dúvida,

Quem participa desses eventos, nunca fico sabendo de nenhum.
Vocês não trabalham?

[/quote]

Work smarter, not harder!

A palestra do Shoes foi excelente… quem não foir perdeu, vai ter quer aguardar um possível video rs, alias ganhei uma camiseta rs

Encontrei muitas pessoas do guj, foi muito legal isso, realmente é difícil ligar a cara real ai nicks/avatares rs… então criou-se um padrão nesses eventos que vc olha pra pessoa e depois olha pro crachá rs… cara crachá cara crachá… rs

Até o próximo!
:smiley:

[quote=Luiz Aguiar]A palestra do Shoes foi excelente… quem não foir perdeu, vai ter quer aguardar um possível video rs, alias ganhei uma camiseta rs

Encontrei muitas pessoas do guj, foi muito legal isso, realmente é difícil ligar a cara real ai nicks/avatares rs… então criou-se um padrão nesses eventos que vc olha pra pessoa e depois olha pro crachá rs… cara crachá cara crachá… rs

Até o próximo!
:D[/quote]

cara, achei que o Shoes ia ter um treco no palco. Já tava até começando a ligar para a ambulância…hahahahaha

Foto da palestra do Phillip Calçado.


Olá

Excelentes as palestras do Danilo Bardusco, do Antonio Carlos Silveira e do Fabio Kon da USP. A palestra do Phillip também foi muito boa porque tocou em alguns temas muito ligados aos desenvolvedores. Gostei de vê-lo confessar que fazer pair programming 8 horas por dia é cansativo e pode limitar a criatividade.

Pena, acabei não o conhecendo.

[]s
Luca

Na próxima eu prometo que eu vou. :slight_smile:

Nossa! Só tem gigantes do software.
Pena que não pude ir. O mais legal, além das palestras, é conhecer o pessoal.