Fazer com que 2 centrais de automação conversem entre sí

olá, tenho 2 centrais de automação de 2 marcas diferentes e preciso fazer as 2 conversarem entre sí, como faço isso? tenho que criar um driver ou existe alguma forma de fazer isso em alto nível?
sei que as duas conversam por ip e sei a porta de uma delas.
tenho um driver open source que baixei, mas ele não tem o que eu preciso.
como aprendo a mexer nele? (ele já está compilado, não consigo ler o que tem dentro) por onde eu começo?
qual conhecimento eu preciso? qual o nível de dificuldade desse tipo de software/implementação?

o que vc entende por conversarem entre si? talvez alguma marca possa oferecer acesso a api deles, e aí ir utilizando pra fazer as paradas

1 curtida

até achei, mas é em nível empresarial e custa 700 só para adiquirir a licença temporária. Eu só queria usar no meu e programar do meu jeito, por isso queria saber como faz.

Mas para isso você precisa conhecer o protocolo de comunicação desses equipamentos e isso provavelmente você só consegue com o fabricante.

1 curtida

sou meio leigo no assunto, quando vc diz protocolo de comunicação quer dizer a regras de comunicação ou o modo como eles conversam por esse protocolo? eu sei que eles funcionam por ip(wifi), IR e zigbee. Esses não são os protocolos referidos? Tem algum artigo/livro/site para eu entender porque eu só consigo isso com o fabricante? se eu não consigo fazer eles conversarem, tem como eu inserir algum agente terceiro que entenda os 2?

vc tem que aciona-los de alguma forma, seja por API, seja por DLL… e não necessariamente essas formas são iguais, então primeiro vc tem que saber como vai se comunicar com os equipamentos, pra depois fazer alguma solução que integre os dois, entende?

1 curtida

entendi, alguma dica de por onde devo começar a buscar a solução? estou perdido.

As duas coisas.

Sim, estes são os protocolos que o equipamento suporta, mas a forma como as mensagens são enviadas através desses protocolos é o fabricante quem tem que lhe informar.

Porque provavelmente foi o fabricante quem determinou a forma como o equipamento vai receber/enviar mensagens.
A menos que seja uma arquitetura open-source, o que acho improvável.

Ja pesquisou se existem agentes de terceiros para fazer isso?
Se existir, imagino que não será gratuito já que você mencionou que a empresa cobra para fornecer uma api.

2 curtidas

muito obrigado pela resposta, pesquisei a respeito dos agentes terceiros mas, como o Sr. disse, são pagos.
Conversei com um professor de uma faculdade sobre o assunto e ele me falou que uma forma era coletar os dados dos pacotes na porta para entender como funcionam com semelhantes. Sinceramente não entendi nada… Alguém entendeu?