Ferramenta de testes unitários

Pessoal, to fazendo uma pesquisa aqui pra empresa pra melhorar a parte de testes do projeto e como n conheço muito bem tenho algumas duvidas a respeito:

Como avaliar a necessidade de uma ferramenta ou se vale mais a pena elaborar documentos de caso de testes de forma manual?

Qual a melhor ferramenta free pra java?

[]'s
Luís

Casos de teste e testes unitários são coisas diferentes…

Um caso de teste geralmente é feito pelo analista que descreve um conjunto de entradas de teste, condições de execução e os resultados esperados para um objetivo específico. Normalmente é um documento.

Testes unitários são implementações de teste feitas pelos desenvolvedores do menor elemento testável do software, geralmente os métodos. Para Java pode ser utilizado o JUnit.

[quote=mutano]Casos de teste e testes unitários são coisas diferentes…

Um caso de teste geralmente é feito pelo analista que descreve um conjunto de entradas de teste, condições de execução e os resultados esperados para um objetivo específico. Normalmente é um documento.

Testes unitários são implementações de teste feitas pelos desenvolvedores do menor elemento testável do software, geralmente os métodos. Para Java pode ser utilizado o JUnit.
[/quote]

Discordo. Num teste do jUnit você também descreve as entradas e os resultados para um objetivo específico. Só que isso em código, não num documento. Só isso o descaracteriza como caso de teste?

Apropósito, a classe principal do jUnit se chama TestCase, e isso não é por acaso.

[quote=cain]Pessoal, to fazendo uma pesquisa aqui pra empresa pra melhorar a parte de testes do projeto e como n conheço muito bem tenho algumas duvidas a respeito:

Como avaliar a necessidade de uma ferramenta ou se vale mais a pena elaborar documentos de caso de testes de forma manual?

Qual a melhor ferramenta free pra java?

[]'s
Luís[/quote]

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas para escrever testes automatizados, e a não ser que você tenha uma equipe dedicada apenas a testar o software eu tentaria utilizar uma destas para facilitar a vida.

No começo pode parecer mais complicado, mas só o fato de poder rodar tudo automaticamente quantas vezes quiser e a hora que quiser já faz valer a pena.

Quanto a quais ferramentas usar, o que vocês querem testar exatamente?

Ok, pode ser s4nchez, mas com o objetivo específico do caso de teste eu me refiria a um objetivo de sistema, para o qual várias classes e métodos podem colaborar para satisfazer.

cain,

Lista com algumas das principais disponíveis:
http://java-source.net/open-source/testing-tools

ASOBrasil