Com a evolução da I2, é facil que uma tecnologia como o FLEX pegue para o desenvolvimento de interfaces no conceito da RIA como muitos sistemas já utilizam.
Se pensarmos que no modelo de 3 camadas, a interface é uma camada independente, podemos integrar sistemas que utilizam FLEX nessa camada com outras tecnologias para tratamento da lógica… Tendo assim uma aplicação que além de extremente funcional é também amigavel e intuitiva por utilizar uma interface gráfica intuitiva.
concorrente do JSF, bom quanto a isso eu diria que tanto JSF quanto Flex tem a mesma função, portanto poderia dizer que sim, são concorrentes…
sobre trabalhar com as duas juntas… depende… juntas como??? flex gera um swf no final das contas, nada mais do que flash puro, prq vc utilizaria jsf com o mesmo… o contrário eu até acredito que seja válido… qdo vc tem toda a aplicacao em jsf, vc poderia utilizar flex para fazer algumas partes da sua tela, como por exemplo alguns portlets com gráficos, coisa que o flex faz mto bem por sinal…
[/quote]
Se o flex é somente visualização como ele pode concorrer com JSF? Jsf é muito mais do que a camada de visualização. Acredito que o que vc quis dizer foi que flex concorre com a camada de visualização do jsf.
[quote=Ferryman]
Se o flex é somente visualização como ele pode concorrer com JSF? Jsf é muito mais do que a camada de visualização. Acredito que o que vc quis dizer foi que flex concorre com a camada de visualização do jsf.
Abraço[/quote]
Discordo de vc, flex nao eh simplesmente a view da aplicacao, dê uma olhada neste link e entenda porque eu acho isto http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Cairngorm, além do mais, oi dois nao tem em comum um mesmo objetivo, no caso ser view do sistema?
Aí que está, com esse Data Services, acredito que ele acaba fazendo o papel dos backingbeans, acessando diretamente as classes java, logo você não te necessidade de utilizar JSF.
Agora eu como developer Java, prefiro pensar num modelo baseado em SEAM com um render kit Flash na ponta do JSF.
O problema é que até agora, ninguém pensou em desenvolver tal componente e com um acabamento de primeira como os da adobe.
sou um tanto cético com algumas coisas, mas com certeza seria interessante um componente deste tipo, porém algo deste porte nao é nem um pouco trivial de se montar…
nao sei se sabem, mas é possivel utilizar flex + jsp, o que abriria portas para uma integracao flex + jsf, mas sinceramente, não acho que isso seja interessante…
foi dito aqui nessa thread que a IDE é paga embora o SDk seja gratuito, quem usa flez poderia me dizer uma IDE free (em qualquer sentido que voce queira) que tenha suporte a flex?
de repente é uma boa idéia dar uma olhada na tecnologia
sou um tanto cético com algumas coisas, mas com certeza seria interessante um componente deste tipo, porém algo deste porte nao é nem um pouco trivial de se montar…
nao sei se sabem, mas é possivel utilizar flex + jsp, o que abriria portas para uma integracao flex + jsf, mas sinceramente, não acho que isso seja interessante…
Opa opa,só pra repassar e não trazer confusão, JSF não tem absolutamente nada haver com JSP.
A especificação implementa em cima de JSP por um mero acaso, mas poderia fazer em qualquer documento XHTML da vida, como o Myfaces por exemplo.
A estrutura de componentes UIComponent do JSF é que importa nesse caso e o processo de renderização na fase final.
Poderia ter um render por exemplo para Celulares, sem mudar nada na aplicação, outro render para Desktop, outro para PlayStation em fim … o que muda é o componente que vai renderizar e nesse caso, poderiam plugar um render flash kit
Acho que ainda não existe IDE para Flex gratuita. Eu só conheço o Flex Builder da Adobe por enquanto. Com relação a empresas, realmente até hoje só conheço a Datasul como utilizadora da solução (que inclusive tem uma “cadeira” respeitada no conselho da Adobe, por ter utilizado “bem” o Flex). Quem disse que o Brasil é país de terceiro mundo? ^^ Só na economia mesmo, em muitas outras coisas damos banho!!! Ah, isso não é pra abrir uma discussão, só um comentário, heheheh…
Pelo que pude ver nesse post, temos pessoas feras no desenvolvimento com flex e java… pois então gostaria de pedir uma ajuda para iniciar nesse mundo… se pudessem me passar o “caminho das pedras”… tipo, aprenda tal tecnolgia tipo: XML, JavaScript e tal…
no que puderem ajudar ficarei agradecido…
Alguem aqui usa o Flex integrado com JAVA? De que forma estão fazendo a integração? Via o Flex Data Services da Adobe(PAGO e CARO) ou estão utilizando bibliotecas como o OpenAMF, RED5 ou Granite Data Services(Todas estas Open-Sources)? Gostaria da opinião se essas bibliotecas são boas e estáveis o suficiente para serem utilizadas em grandes projetos.
Tô entrando no mundo Flex agora… E curti bastante pela praticidade inicial. Já tenho uma noção de AS e desenvolvo Java faz um tempinho, mas não conhecia o Flex até intala-lo na minha máquina… Curti bastante, principalmente por usar o Eclipse, q é praticamente meu braço direito… huEAhuhaeuhueaHUAE
Então, alguem tem alguma idéia de como integrar Java + Flex ? Algum tutorial legal ? Os que eu tenho visto não ajudam mto ou estão desatualizados, uma vez q o Flex anda rápido… Questões de poucos meses e o tuto pode ser considerado desatualizado já…
Bom, já que ressucitaram o tópico é bom colocar que o flex já é Open Source e na época que se iniciou essa discussão não era então o cenário está bem melhor.
Eu não consegui entender direito… mas quando vi em Galleries lá mostrando o site da AOL, quer dizer que esse Flex + Java serve pra fazer widgets e páginas dinâmicas, certo? Tipo o ActionScript?
Mto bom o Flex… Pena q n se acha mta coisa pra estuda-lo pela Net e é dificil de encontrar pelas livrarias tbm !! =( Mas, o Flex promete !! =)
… MUITO BOM ! =)
E ainda n tinha visto o Blog do Rodrigo Frama explicando como integrar Java com Flex (Flex como camada de apresentação de Java)… Muito bom… Feriadão vou tirar um tempinho legal pra treinar !! =)
[quote=rao_monteiro]Mto bom o Flex… Pena q n se acha mta coisa pra estuda-lo pela Net e é dificil de encontrar pelas livrarias tbm !! =( Mas, o Flex promete !! =)
… MUITO BOM ! =)
E ainda n tinha visto o Blog do Rodrigo Frama explicando como integrar Java com Flex (Flex como camada de apresentação de Java)… Muito bom… Feriadão vou tirar um tempinho legal pra treinar !! =)