Formulário de contato para email com função Javascript

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Estou acessando alguns tutoriais , mas ainda não consegui atingir o meu objetivo.

Então, vim parar aqui para pedir ajuda. E quem puder me ajudar, ficarei grata.

É o seguinte: estou querendo fazer um formulário em html, css e javascript.

Este formulário é muito simples. Apenas um formulário de contato, onde o visitante preenche nome, email, mensagem e no final, há um botão de enviar.

Nesse botão de enviar, gostaria que todas as informações preenchidas ( nome, email e mensagem) fossem destinadas para o meu email .

Estou usando o framework bootstrap. Por enquanto, o meu código está dessa maneira:

Para dúvidas e informações, fale conosco.

<form id="form">

<label for="nome" class="form-label">Nome</label>

<input type="text" class="form-control" id="nome" placeholder="seu nome">

<label for="email" class="form-label">Email</label>

<input type="email" class="form-control" id="email" placeholder="seu email">

<label for="mensagem" class="form-label">Mensagem</label>

<textarea class="form-control" id="mensagem" rows="3"></textarea>

<button class="btn btn-primary" type="button">Enviar</button>

Dei uma pesquisada e achei a api EmailJS.
Inclusive, pelo que eu vi por cima, nesse site deles tem o tutorial de como fazer um formulário de contato.

1 curtida

Obrigada pela recomendação.
Se trata de um plugin, framework?
Eu gostaria de fazer o código, puramente código.

A API de um sistema é como uma forma de se conectar a esse sistema. É como se os desenvolvedores de um certo aplicativo te dissessem: “Olha, toma aqui as funções que o meu sistema oferece e faça o que quiser com elas”.

Por exemplo, a API do Gmail. Usando ela, vc poderia fazer um simples programa de console enviar um Gmail pra qualquer pessoa usando os métodos que a API te oferece.

Outro exemplo: Vamos supor que você esteja fazendo um site em português, mas quer que pessoas do mundo inteiro possam usa-lo. Você vai precisar traduzi-lo. Então, você pode passar semanas, meses e anos implementando um sistema de tradução eficiente para que você não precisasse reescrever todas as páginas em todas as linguagens que o seu site oferece suporte, ou você pode simplesmente usar a API do Google Tradutor.

Eu entendo o que você quer dizer, mas nesse caso não teria outra forma de fazer sem usar uma API.

1 curtida

Caramba, não sabia disso. Pensei que poderia ser feito sem API.
Obrigada pelas informações.

Vc precisará fazer isso do lado do servidor. Vc conhece algo de programação para Web além da parte da “casca”? Vc precisa aprender alguma tecnologia para servidor. PHP acho que é a mais acessível para iniciantes, apesar de não gostar. Hoje a moda é Node.js. Java para Web é poderosíssimo, mas adentrar no ecossistema não é fácil. Se quiser, estou preparando aulas e material sobre isso, nível beabá mesmo.

Abraço!

1 curtida

Olá David, muito obrigada pela resposta. Irei olhar o seu vídeo.

1 curtida