Srs,
Alguém conhece alguma ferramenta Open Source para realização de contagem de ponto de função(FPA)?
Até
Srs,
Alguém conhece alguma ferramenta Open Source para realização de contagem de ponto de função(FPA)?
Até
Olá
Contagem de pontos de função em Java? Acho que ainda não existe muita coisa. O que existe para linguagens traicionais está muito longe da realidade para aplicações web.
Putz, FPA é um negócio pra lá de bom. Há empresas que pagam uma fortuna para consultores calcularem os pontos de função. Depois do sistema pronto os mesmos consultores nem sempre tem acesso às métricas reais. Mas sem problema, eles ganham para chutar mesmo. Desculpe, mas acredito mais nas práticas de XP. FPA é para “engenheiro” de software (que geralmente nunca desenvolveu um sistema).
Links:
BFPUG Brazilian Function Point Users Group - Qual a produtividade do JAVA?
Pontos de Função e Medidas - O que é um Ponto de Função?
http://fpa.nifc.gov/Project_Info/FPA_Project_Status_Report_2003_10_15.pdf
PS: “engenheiro” de software = cidadão que aprende na faculdade que software se produz igualzinho à construção de um prédio. O pior deles é aquele que obtém certificado PMI e vira gerente de projetos sem saber nada técnico do produto que “sua equipe” desenvolve.
[]s
Luca
Luca,
Eu também não acredito na eficiência do FPA, mas é forma de quantificar seu sistema no padrão do mercado atual.
Hoje é impossivel pra mim negociar meu produto sem ter feito a contagem antes.
[]'s