Framework Ajax

Possuo um projeto pessoal desenvolvido com o VRaptor e Hiberante, e gostaria de utilizar o Ajax em alguns pontos do sistema.
Alguém pode me informar qual seria um bom framework Ajax ?
Eu gostaria de algo simples e fácil de “plugar” no sistema.

Obrigado.

riccaio,

Segue uma listinha para vc se dar uma olhada neles. Dá uma olhada no DWR que é bem fácil de utilizar

http://ajaxpatterns.org/Java_Ajax_Frameworks

ASOBrasil

Fiz uns testes com o toolkit da Google (GWT) e achei bem fácil de integrar com uma infra server-side implementada em Java.

O ponto matador, no caso, é permitir que o desenvolvedor crie a interface usando Java puro (mesmo que restrito às classes do GWT), o qual em seguida é compilado para JavaScript.

Não é o toolkit com mais recursos, mas sua abordagem original permite encapsular toolkits em JavaScript puro (ex: Dojo, Cooxdoo) em classes Java. Um exemplo disto é um componente que existe para usar o GoogleMaps no GWT.

Toolkits em JavaScript podem até ser fáceis de desenvolver, mas creio que algumas limitações da linguagem começam a “pegar” à medida em que vc. começa a querer interfaces mais complexas. Em particular, a total ausência de “type-safety” torna a depuração bem mais chata…

psevestre,
dei uma olhada no GWT e fiquei com uma dúvida.
Utilizando esse framework vc não é obrigado a construir a view com classes java ? Se for, não serviria para mim pq eu já tenho minhas páginas em JSP.

Vc. pode integrar componentes do GWT em uma página HTML já existente.
Veja, no entanto, que a integração é feita no lado do cliente, portanto não há ligação direta entre o JSP e o GWT.