Framework JAVA para acessar BD oracle e sql server

Pessoal,
Gostaria de saber qual framework JAVA existe atualmente, e qual o melhor deles para acessar banco de dados oracle e SQL ao mesmo tempo. Quero dizer, com o mesmo framework ele faça acesso ao oracle e MS sql server. (quero apenas um framework q consulte, pois isso jah eh o bastante para meu problema).

blz galera?
flw

Que tal o Hibernate, é compativel com a maioria dos SGBDS, de uma pesquisada nele.

Todos esses 22 fazem isto. http://java-source.net/open-source/persistence

algo contra JDBC?

bom, jah ia eskecendo…

desses ai, qual deles eh multi-plataforma e quero um framework q seja leve, nao carregue muito a maquina (n exija muita da configuracao da maquina) e q faca a conexao com banco de dados eh um tempo bom!

eu jah usei hibernate uma vez e axei muito bom, mas nao sei se existe outro com caracteristicas melhores q estou procurando…

att

O problema do JDBC é que vc vai ter de se preocupar em utilizar SQL padrão, além de em algum lugar fazer um IF {…} pra verificar qual banco deve ser utilizado, uma forma de resolver isso seria utilizar um arquivo externo, talvez XML, para dizer qual o banco vc quer utilizar, SQLserver ou Oracle, ai vc esquece o IF. Mas pera ai, as camadas de persistência já fazem isto :lol: !!!
Eu utilizei o OJB por muito tempo, não vejo muitos problemas com ele, mas recomendo utilizar o Hibernate, pois está se tornando padrão em camadas de persistência.

:smiley: