Colegas,
Minha dúvida é a seguinte:
- Qual o FrameWork MVC realmente eu devo estudar ?
Struts - WebWork - Spring - VRaptor - JSF
Esta dúvida existe pois sou do RS(Porto Alegre) e cada vez que vejo anúncio de vagas para programador é sempre solicitado... "conhecimento em Struts", apesar de eu ver aqui no fórum muita gente utilizando Webwork.
Na prática eu queria saber em qual o cara deve se dedicar, baseado na demanda do mercado e na expectativa para daqui a algun tempo. Tipo Struts - hoje, Spring - amanhã.
Eita … dê uma pesquisada aqui no forum que tem muito tópico com essa discussão. Mas resumindo: estude todos :shock:
Não custa nada e conhecimento nunca é demais.
Struts tem mais mercado, Webwork é mais divertido e produtivo, Spring é mais útil (integrado com Webwork fica fenomenal), VRaptor é aqui da terra e finalmente JSF tende a ser padrão.
Minha Opinião não é muito relevante.
Houve recentemente uma boa discussão sobre frameworks aqui no GUJ recentemente e tirei muitas dúvidas… Mas infelizmente esqueci qual era o tópico e não conseguirei passá-lo!
A conclusão que cheguei é que em questão de qualidade parece que o webwork é muito bom, e por isso muito aqui gostam dele…
O Spring também parece interessante!
Já o Struts é mais aceito no mercado. Realmente é uma boa opção para se estudar para conseguir uma oportunidade no mercado!
Mas eu não tenho certeza, com relação a longo prazo, me parece que o JSF vai dar o que falar… Acredito que existe a possibilidade de muitas aplicações feitas em struts migrem para JSF, mas isso se o JSF realmente conseguir se estabilizar e provar a todos as suas qualidades!
Concluindo, é melhor você escolher qual você prefere… Isso as vezes chega a ser até pessoal! Como se diz por ai, gosto não se discute!